quinta-feira, 30 de maio de 2013

Artilheiro da Segundona tem o 12º melhor ataque da competição

Nestário Luiz
30/5/2013

O artilheiro da Segunda Divisão do Campeonato Paulista é o atacante Sócrates de Souza Valino, do União Suzano, que já marcou oito gols na competição. Assim, ele tem, sozinho, o 12º melhor ataque entre os 45 times da Segundona.

A equipe de Sócrates tem o ataque mais positivo da competição, com 15 gols. Na sequência aparecem Matonense, com 14 gols, Paulistinha e Atibaia, com 12, Olímpia, Água Santa e Diadema, com 11, SEV e Portuguesa Santista, com dez, e Inter de Bebedouro e Jacareí, com nove. Os times que marcaram oito gols, assim como Sócrates, são Tanabi, Osasco, Sumaré e São Bernardo.

Sócrates tem 21 anos, nasceu em São Paulo e tem contrato com o União Suzano até 31 de dezembro de 2014.

Estatísticas do primeiro turno
O primeiro turno da Segundona terminou no último fim de semana. Na quinta rodada, foram marcados 64 gols em 21 jogos, com média de 3,04 gols. Ao todo, a competição soma 287 gols em 103 partidas, com média de 2,78.

O melhor ataque é o do União Suzano, com 15 gols. O Presidente Prudente ainda não fez gol e tem o pior ataque da Segundona. Grêmio Prudente e Osasco sofreram um gol cada e têm as melhores defesas. O Mauaense, com 20 gols sofridos, tem a defesa mais vazada da competição.

Dez equipes ainda não perderam na Segundona: Tanabi, Araçatuba, Fernandópolis, Grêmio Prudente, Olímpia, Matonense, Paulistinha, Osasco, SEV e União Mogi. Os times que ainda não venceram são Bandeirante, Ilha Solteira, Presidente Prudente, Taquaritinga, Radium, Palmeirinha, Desportivo Brasil, Guarulhos, Atlético Mogi, Manthiqueira e Mauaense.

No primeiro turno da Segundona houve 37 vitórias de times mandantes, 33 empates e 33 vitórias de equipes visitantes. Na rodada do último fim de semana foram oito vitórias de mandantes, sete de visitantes e seis empates.

Na quinta rodada, houve 33 gols de times mandantes e 31 gols de visitantes. No total, são 152 gols de times que jogaram em casa e 135 gols de equipes visitantes.

Nos 103 jogos do primeiro turno, a Segundona registrou, segundo a Federação Paulista de Futebol, 523 cartões amarelos, com média de 5,07, e 43 cartões vermelhos, com média de 0,41. Foram marcadas 3.208 faltas, com média de 31,14 por partida.

Os resultados mais repetidos no primeiro turno da Segundona foram o 1 a 1 e o 2 a 1, que apareceram em 15 jogos cada. O 1 a 0 foi registrado em 13 partidas e o 2 a 0, em 12. Onze jogos da Segundona terminaram 0 a 0.

Se forem considerados os resultados do primeiro turno, o grupo do Clube Atlético Assisense, atual terceiro colocado do Grupo 2, com sete pontos, teria Tanabi, Osasco e Diadema na segunda fase.

Sexta rodada
A sexta rodada da Segundona começou nesta quinta-feira, dia 30, com a vitória do Paulistinha sobre o Pirassununguense por 1 a 0. Mais 20 partidas serão realizadas neste fim de semana. Presidente Prudente x Assisense, sábado, às 19h, e Araçatuba x Ilha Solteira, domingo, às 10h, terão transmissão ao vivo da Rede Vida.

Resultados da quinta rodada

Sexta, dia 24
Grêmio Prudente 0 x 0 Osvaldo Cruz
São Bernardo 1 x 1 Jabaquara
Bandeirante 0 x 0 Fernandópolis

Sábado, dia 25
Guarulhos 1 x 2 Primavera
Cotia 1 x 1 Osasco
Jacareí 2 x 2 Ecus
Atibaia 3 x 0 Sumaré
Desportivo Brasil 1 x 3 Taboão da Serra
Água Santa 4 x 1 Mauaense
Presidente Prudente 0 x 4 Tupã
Suzano 5 x 2 Atlético Mogi

Domingo, dia 26
Araçatuba 0 x 0 Tanabi
Taquaritinga 1 x 2 Inter de Bebedouro
Matonense 3 x 0 José Bonifácio
Palmeirinha 0 x 5 XV de Jaú
União Mogi 2 x 1 Manthiqueira
Paulistinha 3 x 1 Américo
Radium 2 x 3 Pirassununguense
Portuguesa Santista 2 x 1 Diadema
Guariba 0 x 2 Olímpia
SEV 2 x 0 Nacional

Jogos da sexta rodada

Quinta, dia 30
Paulistinha 1 x 0 Pirassununguense

Sexta, dia 31
19h30 – Grêmio Prudente x Tupã
20h30 – Bandeirante x Tanabi

Sábado, dia 1º de junho
15h – Mauaense x Diadema
15h – Cotia x* Elosport
15h – Nacional x Sumaré
15h – Atibaia x Primavera
15h – Desportivo Brasil x Osasco
15h – Água Santa x Diadema
19h – Presidente Prudente x Assisense (Rede Vida)
19h – União Suzano x Ecus

Domingo, dia 2
10h – Araçatuba x Ilha Solteira (Rede Vida)
10h – Taquaritinga x Guariba
10h – Matonense x Olímpia
10h – Manthiqueira x Atlético Mogi
10h – Palmeirinha x* Radium
10h – União Mogi x Jacareí
10h – Inter de Bebedouro x José Bonifácio
10h – Portuguesa Santista x Jabaquara
10h – XV de Jaú x Américo
10h – SEV x* Guarulhos

(* Jogos sem presença de torcedores)

Técnico do Assisense prepara uma estreia para o jogo deste sábado

Nestário Luiz
30/5/2013

O elenco do Clube Atlético Assisense se reapresentou nesta segunda-feira depois de três dias de folga e retomou os treinos físicos e técnicos, apesar da chuva deste início de semana. O time volta a jogar no próximo sábado, dia 1º de junho, às 19h, contra o Presidente Prudente, no Estádio Prudentão. A partida será válida pela primeira rodada do segundo turno da Segunda Divisão do Campeonato Paulista e terá transmissão ao vivo da Rede Vida.

Sábado, o Assisense terá dois novos atletas em condições de jogo. Foram inscritos nesta semana o meio-campo Gabriel, de 22 anos, ex-Olímpia, e o lateral-direito José Guilherme, de 20 anos, que estava no Sumaré.

Segundo o técnico do Assisense, Ademilson Venâncio, Gabriel deve ser titular no jogo em Presidente Prudente. “Estamos trabalhando muito forte nesta semana, com atenção especial para a parte tática. Podemos estrear o Gabriel na próxima rodada. Ele é um jogador forte, que chega bem ao ataque, e por isso estamos tentando fazer com que ele se adapte ao nosso esquema de jogo. Também estamos treinando bastante finalização e posicionamento da zaga”, explicou.

O Assisense terá outras alterações para a próxima partida. O atacante Jailton foi julgado na última segunda-feira e recebeu uma punição de dois jogos de suspensão por causa da expulsão contra o Tupã, no dia 18. Assim, ele fica fora do jogo contra o Prudente, neste sábado, e da partida diante do Grêmio Prudente, oito dias depois. “A suspensão do Jailton prejudica a equipe, sem dúvida. Ele é um artilheiro nato, tem presença na área, incomoda os adversários”, afirmou Venâncio. Rafael Matos deve ser o substituto de Jailton no jogo deste fim de semana.

O goleiro Carlão, que cumpriu duas partidas de suspensão por causa da expulsão no jogo contra o Grêmio Prudente, dia 3, volta neste sábado e será titular. Marcello Vidotti ficará no banco de reservas.

O volante Diego Volpini sentiu dores na virilha neste início de semana e pode desfalcar o Assisense em Prudente. Ele será avaliado até sexta-feira para saber se terá condições de jogar.

Com jogadores suspensos e machucados, Ademilson Venâncio destacou o trabalho realizado pelos atletas reservas. “Procuro dar atenção aos atletas que não vêm jogando, pois eles podem ser utilizados a qualquer momento. Todos estão treinando bem e se preparando, para que estejam prontos quando tiverem uma oportunidade”, declarou o técnico.

Grupo 2
O Assisense soma sete pontos e é o terceiro colocado do Grupo 2 da Segundona Paulista. A equipe de Assis tem a mesma pontuação do Osvaldo Cruz, segundo lugar, e está três pontos atrás do Grêmio Prudente. líder do grupo.

Na rodada deste fim de semana, a primeira do segundo turno, o Grêmio Prudente recebe o Tupã nesta sexta-feira, dia 31, às 19h30, e Presidente Prudente e Assisense se enfrentam sábado, dia 1º de junho, às 19h.

Avaliação para o time sub-20 do Assisense é adiada para sexta-feira

Nestário Luiz
30/5/2013

A avaliação de jogadores interessados em defender o time sub-20 do Clube Atlético Assisense na Segunda Divisão do Campeonato Paulista e a seleção de Assis nos Jogos Regionais de Dracena, marcada para terça-feira, foi adiada por causa da chuva. A atividade foi remarcada para esta sexta-feira, dia 31, às 15h, no Complexo Homero Rabelo, no Parque das Acácias, em Assis.

Podem participar da avaliação, que será comandada pelo presidente do Assisense, Carlos Antunes, atletas nascidos em 1993, 1994, 1995 e 1996 e que morem em Assis ou na região.

A Federação Paulista de Futebol anunciou nesta quarta-feira, dia 29, que a Segundona sub-20 começará no dia 10 de agosto, com jogos aos sábados, às 15h.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Assis perde para Bauru no encerramento do 1º turno do Estadual


Nestário Luiz
28/5/2013

O time de basquete sub-19 de Assis perdeu para Bauru por 59 a 55 nesta segunda-feira, dia 27, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Paulista. Assis soma três vitórias e cinco derrotas e tem 12 pontos. Bauru venceu pela sétima vez, soma 15 pontos e lidera o Grupo A.

A equipe assisense venceu os dois primeiros quartos, por 18 a 12 e 11 a 10, e abriu vantagem no primeiro tempo. Nos dois quartos finais, porém, Bauru reagiu e fez 17 a 12 e 20 a 14, garantindo a vitória por 59 a 55.

Lucas, de Bauru, com 22 pontos, foi o cestinha da partida. Também se destacaram pelo time da casa Gustavo, com 12 pontos, e Anderson, com 11. Destacaram-se por Assis Jonathan Maciel, com 16 pontos, João Vitor, com 11, Hugo, com dez, e Maycon Jr., com oito.

O técnico de Assis, Márcio Kanthack, destacou o equilíbrio da partida. “Assis ficou na frente do placar durante quase o jogo inteiro, sempre com diferença de três ou quatro pontos. Nos cinco minutos finais Bauru conseguiu empatar o jogo e, nos segundos finais, virou a partida e conquistou a vitória. O jogo foi decidido na última bola”, afirmou.

Nesta quinta e sexta, dias 30 e 31, Assis joga em Paraguaçu Paulista pelos Jogos da Juventude. Pelo Paulista sub-19, a equipe volta a quadra no dia 3 de junho, às 19h, contra Sorocaba, fora de casa.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Assisense faz avaliação para time sub-20 nesta terça

Nestário Luiz
27/5/2013

O Clube Atlético Assisense realiza nesta terça-feira, dia 28, às 15h, no Complexo Homero Rabelo, no Parque das Acácias, em Assis, uma avaliação para jogadores interessados em defender o time sub-20 na Segunda Divisão do Campeonato Paulista e a seleção de Assis nos Jogos Regionais de Dracena.

Podem participar da avaliação, que será comandada pelo presidente do Assisense, Carlos Antunes, atletas nascidos em 1993, 1994, 1995 e 1996 e que morem em Assis ou na região.

Antunes destacou que o objetivo é aproveitar jogadores da cidade. “Os interessados em defender equipes de base de Assis podem aproveitar essa oportunidade. Treinamentos e participação em competições são gratuitos e abertos a todos que estiverem na faixa de idade estabelecida”, afirmou o presidente.

Atacante Jailton é suspenso por dois jogos

Nestário Luiz
27/5/2013

O atacante do Clube Atlético Assisense Jailton foi suspenso por dois jogos pelo Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol. Ele foi expulso no empate com o Tupã por 2 a 2 no dia 18 de maio e foi julgado nesta segunda-feira, dia 27.

Na súmula, o árbitro Paulo Estêvão Alves da Silva relatou que Jailton o xingou, acertou um tapa em seu braço e cuspiu em sua direção após marcar um pênalti para o Tupã aos 44 minutos do segundo tempo. Assim, o jogador foi julgado com base nos artigos 243-F (ofender alguém), 254-A (praticar agressão física durante a partida) e 254-B (cuspir em alguém). As penas variam de uma a 12 partidas ou até 360 dias de suspensão e multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

Presente no julgamento desta segunda-feira ao lado de representantes do Assisense, Jailton se defendeu e pegou uma pena amena: dois jogos de suspensão.

Assim, o atacante fica fora das partidas contra Presidente Prudente, no dia 1º de junho, e Grêmio Prudente, oito dias depois. Ele poderá voltar no jogo diante do Osvaldo Cruz no dia 5 de julho.

Jailton tem 26 anos, nasceu em Montes Claros (SP) e marcou três gols em quatro jogos pelo Assisense na Segunda Divisão do Campeonato Paulista.

Resultados da quinta rodada
Grupo 2
Grêmio Prudente 0 x 0 Osvaldo Cruz
Presidente Prudente 0 x 4 Tupã

Classificação


Equipe
P
J
V
E
D
GM
GS
SG
Grêmio Prudente
10
4
3
1
0
6
1
5
Osvaldo Cruz
7
4
2
1
1
4
3
1
Assisense
7
4
2
1
1
6
6
0
Tupã
4
4
1
1
2
7
5
2
Presidente Prudente
0
4
0
0
4
0
8
-8

Áudio: Márcio Kanthack

Nestário Luiz
27/5/2013

Nesta segunda-feira, dia 27, o programa Circuito Esportivo, da Rádio Fema FM, exibiu uma entrevista com o técnico do time de basquete sub-19 de Assis, Márcio Kanthack. Ele falou sobre a preparação da equipe para o jogo contra Bauru, que foi disputado nesta segunda pelo Campeonato Paulista.

Clique aqui e ouça a entrevista.

O Circuito Esportivo é exibido às segundas e sextas-feiras, às 18h, ao vivo, pela Rádio Fema (FM 105,9).

Prudente x Assisense terá transmissão da Rede Vida


Nestário Luiz
26/5/2013

O jogo entre Presidente Prudente e Assisense, válido pela sexta rodada da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, a primeira do segundo turno, terá transmissão ao vivo da Rede Vida. Por isso, a partida do próximo sábado, dia 1º de junho, teve o seu horário alterado: das 17h, passou para as 19h.

O último jogo do Assisense transmitido pela Rede Vida foi exatamente contra o Presidente Prudente. No dia 10 de julho de 2010, o Assisense venceu por 1 a 0 no Estádio Prudentão, mesmo local da partida deste sábado.

O Assisense folgou na rodada deste fim de semana, a última do primeiro turno. A equipe de Assis perdeu o segundo lugar do Grupo 2 para o Osvaldo Cruz, que empatou por 0 a 0 com o Grêmio Prudente na última sexta-feira. O time de Prudente, que havia vencido seus três primeiros jogos, perdeu os 100% de aproveitamento, mas segue na liderança, agora com dez pontos.

Assisense e Osvaldo Cruz têm sete pontos, mas o Osvaldo Cruz leva vantagem no saldo de gols: um contra zero.

Sábado, o Tupã goleou o Presidente Prudente por 4 a 0 e conquistou sua primeira vitória na Segundona. Por outro lado, foi a quarta derrota do Prudente em quatro jogos. Leandrinho, Danilo e Samuel (dois) fizeram os gols do Tupã, que soma quatro pontos e ocupa o quarto lugar do grupo.

Na rodada do próximo fim de semana, os times de Presidente Prudente voltam a jogar em casa. O Grêmio recebe o Tupã, e o Prudente enfrenta o Assisense.

Folga
Como o Assisense não jogaria nesta rodada, o elenco ganhou folga na última sexta-feira. Os jogadores devem se reapresentar nesta segunda e iniciar a preparação para a partida contra o Presidente Prudente.

Resultados do Grupo 2

Quinta rodada
Sexta, dia 24
Grêmio Prudente 0 x 0 Osvaldo Cruz

Sábado, dia 25
Presidente Prudente 0 x 4 Tupã

Sexta rodada
Sexta, dia 31
19h30 – Grêmio Prudente x Tupã

Sábado, dia 1º de junho
19h – Presidente Prudente x Assisense

Classificação

1º Grêmio Prudente – 10 pontos
2º Osvaldo Cruz – 7
3º Assisense – 7
4º Tupã – 4
5º Presidente Prudente – 0

Seminário em São Paulo discute grandes coberturas do jornalismo esportivo


Nestário Luiz
26/5/2013

Foi realizado na última segunda-feira, dia 20, em São Paulo, o seminário “Jornalismo Esportivo: Grandes Coberturas”. O evento foi organizado pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) em parceria com a Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp).

Destinado a jornalistas, estudantes e interessados no tema, o seminário teve o objetivo de proporcionar troca de experiências, abordagem das coberturas integradas e utilização das redes sociais no trabalho jornalístico. O evento teve a participação de profissionais com experiências em grandes coberturas, com destaque para editores, repórteres e narradores de importantes meios de comunicação do Brasil.

Realizado no auditório do IICS, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, o seminário começou com a recepção do presidente da Aceesp, Luiz Ademar Jr., aos participantes.

Carlos Villanova. (Fotos: Nestário Luiz)
O primeiro palestrante foi Carlos Villanova, diretor de comunicação da Rio-2016, responsável pela estrutura das Olimpíadas do Rio Janeiro, que começam no dia 5 de agosto de 2016. Segundo ele, aproximadamente 11 mil atletas de 204 países estarão no Rio. Deve haver 25 mil jornalistas credenciados, sendo 8 mil repórteres, 70 mil voluntários e cerca 7 milhões de ingressos vendidos. Nas Paraolimpíadas, o Rio de Janeiro deve contar com 4.200 atletas de 164 países, 7 mil jornalistas credenciados, 30 mil voluntários e 2 milhões de ingressos vendidos.

Villanova destacou a importância de se entender o projeto da Rio-2016, que busca melhorias em diversos segmentos do Rio de Janeiro, como ambiente, estrutura, mobilidade e lazer. O porto da cidade, por exemplo, terá 15 mil árvores, 70 quilômetros de vias e 17 quilômetros de ciclovias.

Ele também ressaltou que será a primeira vez nos Jogos Olímpicos modernos em que apenas um prefeito administrará a competição, em que haverá dois parques olímpicos e em que serão realizadas disputas de remo no centro da cidade que recebe o evento.

Carlos Villanova se mostrou otimista quanto à realização das Olimpíadas no Brasil. “Os Jogos serão excepcionais. Espero que o projeto dos Jogos também seja”, declarou.

Direito de imagem
Gustavo Delbin.
O segundo assunto abordado foi direito de imagem. O presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, Gustavo Delbin, explicou que todas as pessoas têm direito de personalidade desde o nascimento, de acordo com o Código Civil. Segundo ele, o direito de imagem pode ser comercializado, mediante autorização e contrato.

Delbin ressaltou diversas situações envolvendo direito de imagem de atletas, especialmente jogadores de futebol. Ele afirmou, por fim, que, segundo a Constituição Federal, todos têm direito a ressarcimento por uso não autorizado da imagem.

Meios digitais
Na sequência do seminário, foram discutidas as possibilidades de cobertura integrada com os meios digitais. Participaram jornalistas do SporTV, Lance!, R7 e Terra. A mediação foi do comentarista Maurício Noriega, do SporTV.

O editor do Lance! Alessandro Abate destacou que os repórteres devem sempre estar dispostos a contar boas histórias e a realizar trabalhos em diversas mídias. O jornal, por exemplo, conta com conteúdo em edição impressa, no site e em um canal na internet com vídeos.

O chefe da redação de São Paulo do SporTV, André Fontenelle, afirmou que “TV se faz com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”. Segundo ele, a emissora exibe 5 mil eventos ao vivo por ano e possui 3 mil horas de jornalismo anuais, com sete programas diários.

A partir da esquerda: Allen Chahad, Alessandro Abate,
André Fontenelle, Luiz Pimentel, Maurício Noriega
e Luiz Ademar Jr.
Fontenelle destacou a cobertura do SporTV para a última edição da Eurocopa, competição de futebol com as melhores seleções da Europa, realizada em 2012. A emissora enviou cinco equipes de reportagem para a Polônia e a Ucrânia, países que receberam a competição. Ele finalizou ressaltando que 54 milhões de pessoas no Brasil têm acesso à TV por assinatura.

Luiz Pimentel, diretor de redação do portal R7, criticou a banalização de alguns setores do esporte, exemplificando com a participação de Neymar numa novela da TV Globo. Ele também afirmou que a internet pode ser nociva ao jornalismo, se usada como fonte principal de informações.

O ex-repórter do portal Terra Allen Chahad destacou que as pessoas leem, sim, textos longos na internet, desde ele eles sejam bons. Para Chahad, todas as informações apuradas devem ser publicadas na matéria de internet. “A audiência deve ser acostumada com conteúdo de qualidade”, completou.

Alessandro Abate também criticou o modelo educacional do ensino superior. Para ele, é preciso driblar o problema do “copia e cola” e da falta de boas reportagens com treinamento e capacitação para os jornalistas recém-formados.

Abate ainda falou sobre a discussão que costuma haver na redação sobre publicar um furo de reportagem, ou seja, uma informação obtida com exclusividade, no site do jornal ou na edição impressa do dia seguinte. “É preciso que haja bom senso, é uma decisão que deve ser tomada entre o repórter e o editor. Para que a informação seja guardada até o dia seguinte, o repórter tem que garantir que ela não vai vazar”, afirmou.

Twitter e Facebook
A partir da esquerda: Sérgio Lüdtke, Eduardo Generoso
e Ana Brambilla.
O tema seguinte foi a possibilidade de os meios de comunicação explorarem o Twitter e o Facebook na cobertura esportiva.

Eduardo Generoso, diretor de projetos da ESM e responsável pelas redes sociais do Corinthians, apontou diferenças entre o Twitter e o Facebook. No Twitter, há informação, texto, aderência, crítica e crescimento moderado da audiência. Já as características do Facebook são informação, imagem, dispersão, exibição, humor e crescimento acelerado da audiência.

A editora de mídias sociais da Editora Globo, Ana Brambilla, destacou que as redes sociais podem gerar boas pautas. De acordo com ela, é preciso monitorar as redes sociais e seus usuários e sair da obviedade. Brambilla exemplificou afirmando que o Twitter não pode falar, durante um jogo de futebol, o que acabou de passar na televisão. “As redes sociais têm que ter postagens mais pontuais”, declarou.

Sérgio Lüdtke, coordenador do programa avançado em Jornalismo Digital, destacou que as Olimpíadas de 2008 tiveram 4,3 bilhões de pessoas assistindo às competições pela televisão em todo o mundo. Afirmou, também, que naquele ano houve a primeira cobertura de uma Olimpíada pelo Twitter, realizada pelo jornal Folha de S. Paulo.

Grandes coberturas
O seminário foi encerrado com a participação de Milton Leite, narrador do SporTV e da TV Globo, e Fernando Fernandes, repórter da TV Bandeirantes, que falaram sobre suas experiências em grandes coberturas esportivas.

Milton Leite (à esquerda) e Fernando Fernandes.
Leite destacou o respeito dos organizadores de grandes eventos com a imprensa, com preocupação com posição de transmissão e acesso à internet para os jornalistas. No Brasil, segundo ele, isso não existe.

Fernandes afirmou que a imprensa é um negócio e que por isso os organizadores são tão sérios com os jornalistas. Ele também ressaltou a oportunidade de encontrar nas grandes coberturas pessoas do mundo todo. “É uma oportunidade rara”, declarou.

Milton Leite também ressaltou a chance de conhecer jogadores e equipes desconhecidos nas grandes coberturas. Ele brincou com o fato de os times da Coreia do Sul terem muitos jogadores chamados Kim. “É uma experiência única e muito interessante”, afirmou.

Os dois jornalistas finalizaram o seminário com dicas aos participantes. “Não deve haver preconceito com as outras editorias do jornalismo. É preciso conhecer um pouco de tudo. Quando apresentei programas de variedades no rádio, por exemplo, aprendi bastante e adquiri muita experiência”, declarou Milton Leite. “Relacionamento, bate papo e observação são essenciais para o jornalista”, completou Fernando Fernandes.

Entrevistas
Eu participei do seminário “Jornalismo Esportivo: Grandes Coberturas” e tive a oportunidade de entrevistar Milton Leite e Fernando Fernandes. Minha participação teve o apoio do portal assisnoticias.com.

As entrevistas foram exibidas no programa Circuito Esportivo, da Rádio Fema FM, na última sexta-feira, dia 24, e podem ser acessadas a seguir: Milton Leite e Fernando Fernandes.



Maurício Noriega.

Milton Leite.

Jornalistas, estudantes e interessados participaram do seminário.

Eu participei do seminário "Jornalismo Esportivo: Grandes Coberturas"

Eu e Milton Leite.

Com Fernando Fernandes.

Eu e Maurício Noriega.

No seminário, os participantes receberam edições da Revista Imprensa
e do Anuário do Futebol paulista e brasileiro.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Circuito Esportivo de hoje terá entrevista com Milton Leite


O Circuito Esportivo desta sexta-feira, dia 24, pela Rádio Fema FM, terá uma entrevista gravada com o narrador Milton Leite, do SporTV, e com o repórter Fernando Fernandes, da TV Bandeirantes. As entrevistas foram feitas pelo jornalista Nestário Luiz na última segunda-feira, durante seminário sobre jornalismo esportivo realizado em São Paulo. O Circuito vai ao ar às 18h.

O programa também terá informações do Clube Atlético Assisense, da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, do Estadual de Seleções de Ligas, do time de basquete sub-19 de Assis e do Campeonato Brasileiro, que começa neste fim de semana.

O Circuito Esportivo é exibido às segundas e sextas-feiras, às 18h, pela Rádio Fema (FM 105,9). Também é possível ouvir a programação da emissora em tempo real no site http://fema.edu.br/index.php/radiofema.html.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Segundona mantém média de gols; vitórias de mandantes se tornam maioria


Nestário Luiz
23/5/2013

A quarta rodada da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, disputada no último fim de semana, teve 54 gols em apenas 20 partidas, já que Mauaense x Portuguesa Santista não foi realizado por falta de médico. A rodada número quatro teve um gol e uma partida a menos do que a terceira, o que manteve a média de gols da competição. Agora, a Segundona soma 223 gols em 82 jogos, com média de 2,71 gols.

Depois das partidas da quarta rodada, vitórias de times mandantes se tornaram maioria pela primeira vez na edição deste ano. Foram nove vitórias de mandantes, seis empates e cinco vitórias de visitantes. No total, são 29 vitórias de equipes da casa, 27 empates e 26 vitórias de times visitantes.

Nessa rodada, saíram 33 gols de times mandantes e 21 gols de visitantes. Ao todo, são 119 gols de times da casa e 104 gols de visitantes.

O melhor ataque da Segundona é o da Matonense, com 11 gols. O Presidente Prudente ainda não marcou nenhum. O Osasco tem a melhor defesa: não sofreu gol até aqui. O Guarulhos sofreu 14 gols e tem a pior defesa da competição.

Grêmio Prudente e Osasco têm 100% de aproveitamento, com três vitórias em três partidas. Estão invictos Tanabi, Araçatuba, Fernandópolis, Olímpia, Matonense, Paulistinha, Américo, SEV, Nacional e União Mogi.

Bandeirante, Tupã, Presidente Prudente, Taquaritinga, Radium, Palmeirinha, Pirassununguense, Desportivo Brasil, Guarulhos, Atlético Mogi, Manthiqueira e Mauaense ainda não venceram na Segundona.

Sócrates, do Suzano, com oito gols, é o artilheiro da competição. No último fim de semana, ele marcou dois gols na vitória da sua equipe sobre o Manthiqueira por 3 a 1.

Os placares mais repetidos na Segundona são o 1 a 0 e o 1 a 1, que apareceram em 13 jogos cada. 2 a 1 foi o resultado de 11 partidas e o 2 a 0, de dez. Oito partidas da competição terminaram em 0 a 0.

A quinta rodada da Segundona será disputada neste fim de semana, com 21 jogos.

Resultados da quarta rodada

Sexta, dia 17
Taboão da Serra 1 x 0 Cotia
Osvaldo Cruz 1 x 0 Presidente Prudente

Sábado, dia 18
Pirassununguense 1 x 1 Palmeirinha
Mauaense x* Portuguesa Santista
Osasco 4 x 0 Elosport
Atlético Mogi 1 x 3 Jacareí
Nacional 1 x 0 Atibaia
Diadema 1 x 1 São Bernardo
Tupã 2 x 2 Assisense

Domingo, dia 19
XV de Jaú 0 x 1 Paulistinha
José Bonifácio 2 x 0 Guariba
Fernandópolis 0 x 0 Araçatuba
Tanabi 4 x 1 Ilha Solteira
Manthiqueira 1 x 3 Suzano
Jabaquara 0 x 1 Água Santa
Ecus 0 x 0 União Mogi
Primavera 2 x 3 SEV
Inter de Bebedouro 2 x 2 Matonense
Olímpia 3 x 1 Taquaritinga
Sumaré 4 x 2 Guarulhos
Américo 3 x 0 Radium

(* Jogo não realizado)

Jogos da quinta rodada

Sexta, dia 24
19h30 – Grêmio Prudente x Osvaldo Cruz
19h30 – São Bernardo x Jabaquara
20h30 – Bandeirante x* Fernandópolis

Sábado, dia 25
15h – Guarulhos x Primavera
15h – Cotia x* Osasco
15h – Jacareí x* Ecus
15h – Atibaia x Sumaré
15h – Desportivo Brasil x Taboão da Serra
15h – Água Santa x Mauaense
17h – Presidente Prudente x Tupã
19h – Suzano x Atlético Mogi

Domingo, dia 26
10h – Araçatuba x Tanabi
10h – Taquaritinga x Inter de Bebedouro
10h – Matonense x José Bonifácio
10h – Palmeirinha x* XV de Jaú
10h – União Mogi x Manthiqueira
10h – Paulistinha x Américo
10h – Radium x Pirassununguense
10h – Portuguesa Santista x Diadema (Rede Vida)
10h – Guariba x Olímpia
10h – SEV x* Nacional

(* Jogos sem presença de torcedores)