domingo, 13 de julho de 2014

Alemanha é tetra!

Nestário Luiz

A Alemanha é tetracampeã mundial de futebol. Neste domingo, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, a seleção alemã venceu a Argentina por 1 a 0, com gol de Götze na prorrogação, e conquistou seu quarto título de Copa do Mundo. Os alemães foram campeões em 1954, 1974, 1990 e 2014, se igualando à Itália com quatro títulos.

A decisão da 20ª Copa do Mundo da história não foi muito corrida, mas as duas equipes tiveram chances de gol. Os dois goleiros fizeram defesas importantes. Romero, da Argentina, só não conseguiu parar a finalização de Götze aos sete minutos do segundo tempo da prorrogação.

Aos 20 minutos de jogo, a Argentina perdeu uma ótima oportunidade. Kroos cabeceou para trás e a bola sobrou para Higuaín, que ficou cara a cara com o goleiro Neuer. O atacante argentino, porém, chutou à direita do gol.

Aos 30, Lavezzi cruzou da direita e Higuaín completou para a rede, mas o gol foi anulado. Higuaín estava impedido.

A Alemanha assustou no fim do primeiro tempo. Aos 36, Müller deu o passe e Schürrle chutou forte para ótima defesa de Romero. Aos 42, Özil passou para Kroos arriscar. O goleiro da Argentina pegou de novo. E, aos 46, após escanteio da direita, Höwedes cabeceou forte e acertou a trave.

No primeiro minuto da segunda etapa, Messi entrou na área e arriscou chute cruzado. Bola para fora. Mais um chute de Messi aos 29. Ele saiu da direita, levou para o meio e bateu para o gol, mas errou.

Com o 0 a 0 no tempo normal, Alemanha e Argentina protagonizaram a sétima final de Copa com prorrogação. E, com oito prorrogações, a Copa de 2014 se igualou à edição de 1990 como os Mundiais com mais prorrogações.

Nos primeiros segundos do tempo extra, Götze rolou a bola e Schürrle bateu forte. Romero fez ótima defesa.

Aos seis minutos, Rojo lançou para Palacio, que dominou com liberdade e tentou encobrir Neuer, mas mandou para fora.

Aos sete minutos do segundo tempo, Schürrle avançou pela esquerda e cruzou para Götze dominar com categoria e chutar na saída de Romero para marcar o gol do título da Alemanha: 1 a 0. Mario Götze tem 22 anos, joga no Bayern de Munique/ALE e havia entrado aos 43 minutos do segundo tempo no lugar de Klose.

A Alemanha foi campeã com seis vitórias em sete jogos. A equipe também obteve um empate. Os alemães marcaram 18 gols e sofreram quatro. E ainda eliminaram o anfitrião Brasil com uma goleada por 7 a 1 nas semifinais.

A Argentina somou cinco vitórias, um empate e uma derrota na Copa 2014. A seleção marcou oito gols e sofreu quatro.

Com o tetra alemão, foi mantida uma curiosidade: as três seleções que já têm quatro títulos mundiais conquistaram o quarto 24 anos depois do terceiro. Assim ocorreu com o Brasil, tri em 1970 e tetra em 1994, com a Itália, tri em 1982 e tetra em 2006 e, agora, com a Alemanha, tri em 1990 e tetra em 2014.

Copa no Brasil
A Copa do Mundo no Brasil teve 171 gols em 64 jogos, com média de 2,67 gols por partida. O Mundial deste ano se igualou à Copa de 1998 como as edições com mais gols na história das Copas.

O Mundial no Brasil teve um total de 3.429.873 torcedores, com média de 53.591 pessoas por partida, ficando atrás apenas da Copa de 1994, que teve média de 68.991 torcedores por jogo.

O colombiano James Rodriguez, um dos melhores jogadores da competição, foi o artilheiro da Copa 2014. Ele marcou seis gols, entre eles os golaços contra Japão, limpando o marcador e encobrindo o goleiro, e diante do Uruguai, batendo de fora da área e mandando no ângulo. Müller, da Alemanha, fez cinco gols. Messi, Neymar e Van Persie marcaram quatro gols cada.

Messi ganhou a Bola de Ouro da Fifa, dada ao melhor jogador da Copa. Müller recebeu a Bola de Prata e Robben, a de Bronze.

Neuer, da Alemanha, foi eleito o melhor goleiro. E o francês Pogba foi o melhor jogador jovem (nascido a partir de 1º de janeiro de 1993) da Copa no Brasil.

ALEMANHA: Neuer, Lahm, Boateng, Hummels, Höwedes, Kramer (Schürrle, 31 do 2º), Schweinsteiger, Kroos, Özil (Mertesacker, 15 do 2º da prorrogação), Müller e Klose (Götze, 43 do 2º). Técnico: Joachim Löw.

ARGENTINA: Romero, Zabaleta, Demichelis, Garay, Rojo, Mascherano, Biglia, Perez (Gago, 41 do 2º), Messi, Higuaín (Palacio, 33 do 2º) e Lavezzi (Agüero, intervalo). Técnico: Alejandro Sabella.

ARBITRAGEM: Nicola Rizzoli, auxiliado por Renato Faverani e Andrea Stefani, todos da Itália.

CARTÕES AMARELOS: Höwedes e Schweinsteiger (Alemanha); Mascherano e Agüero (Argentina).

GOL: Götze, aos sete minutos do segundo tempo da prorrogação.

LOCAL E PÚBLICO: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, com 74.738 torcedores.

Alemanha conquistou seu quarto título mundial.
(Fotos: divulgação)

Götze marcou um golaço na prorrogação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!