quinta-feira, 17 de julho de 2014

Análise: Liga Futsal 2014 promete

Por Fred Isse*

Caros leitores, é com muito prazer que informo que a partir de agora escreverei semanalmente para o blog analisando os jogos da Liga Futsal. Gostaria de agradecer o meu amigo Nestário pelo convite e oportunidade.

Futsal universitário
A seleção brasileira de futsal universitário está disputando o Mundial Universitário em Málaga (Espanha). Terça-feira, dia 15, o time canarinho venceu a Alemanha por 8 a 0, “vingando” a goleada sofrida na Copa do Mundo de Futebol. No campo, a Alemanha venceu por 7 a 1 nas semifinais.

A seleção é líder do Grupo B e tem muitas chances de trazer mais um título mundial para o Brasil.

Liga promete
Após muitas polêmicas envolvendo a gestão da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), inclusive com o afastamento dos nossos maiores jogadores, como Falcão, Tiago e Vinícius, da seleção brasileira, a retirada de muitos patrocinadores e a aprovação parcial do balanço do ano passado, os clubes se reuniram para mudar a história.

Agora, a Liga Futsal, maior e melhor campeonato nacional de futsal do mundo, terá gestão própria. Por isso, projeto um show dentro e fora das quadras. Que voltemos a ter finais como a de 1999, entre Atlético Mineiro e Rio Miécimo, recorde mundial de público para um jogo de futsal: 25.713 no Ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte.

O jogo do canal SporTV na primeira rodada da Liga Futsal foi entre Joinville e Jaraguá, a maior rivalidade catarinense e uma das maiores mundiais. O Joinville, no fim de semana anterior, havia sido campeão catarinense em cima de Jaraguá, o que apimentava ainda mais o clássico. Jaraguá estava motivado, querendo jogo. Apesar de muitas falhas dos goleiros, foi uma grande partida. O placar foi 4 a 3 para Jaraguá, fora de casa.

Carlos Barbosa recebeu a Assoeva, realizando o maior clássico gaúcho, com vantagem para os visitantes de Venâncio Aires: 4 a 2. Time bem organizado, um treinador campeão, Fernando Malafaia, e jogadores que ele gosta e sabe usar muito bem. A Assoeva não é mais uma surpresa na competição deste ano e entra com status de favorita a estar entre as oito melhores do País.

A surpresa da rodada foi o Florianópolis, que segurou o grande time de Sorocaba, equipe do Falcão, em Santa Catarina: 1 a 1.

Orlândia, mais uma equipe favorita, recebeu e venceu sem problemas o Minas por 4 a 1.

Concórdia, atual vice-campeão e com um treinador muito competente, Serginho Schiochet (que provavelmente vai assumir a seleção brasileira após a restruturação da CBFS), venceu sem dificuldades o Atlântico Erechim fora de casa por 6 a 2.

O FIB/São Paulo jogou em Bauru (SP) e de virada nos últimos minutos venceu o reforçado e bom time do São Bernardo por 3 a 2.

Marechal Cândido Rondon estreou na Liga tendo seu maior reforço no banco de reservas, o grande, excelente, maior, mestre, professor, multicampeão PC de Oliveira. A equipe venceu o clássico paranaense contra o Umuarama por 3 a 1.

Os estreantes Cabo Frio e Green Team, já conhecidos pelas finais da Taça Brasil, voltaram a se enfrentar e empataram por 2 a 2 em Brasília.

O Corinthians jogou em casa, estreando o novo piso do Ginásio do Parque São Jorge, e também ficou no empate: 1 a 1 com a nova, mas experiente equipe de Blumenau.

O futsal promete, a maioria dos jogadores que foram campeões mundiais com a seleção brasileira em 2008 e 2012 está na Liga Futsal. Os melhores do mundo estão por aqui, Neto, Falcão e Foglia.

Nesta quinta e sábado tem nova rodada. Às 21h30 de sábado tem no SporTV Carlos Barbosa x FIB/São Paulo. Jogão de gente grande.

Depois volto aqui ao blog para analisar a segunda rodada da Liga Futsal. Até lá.

(* Fred é ex-goleiro de futsal, com passagens por Banespa, Santana de Parnaíba, Palmeiras, Barueri, Foz do Iguaçu/PR e Vocem de Assis. Ele vai analisar a Liga Futsal para o blog)

6 comentários:

  1. Boa Fred estaremos ae sempre lendo suas postagens ....

    ResponderExcluir
  2. Fred, seja bem vindo ao blog! Sou mais um leitor e apaixonado pelo futsal, gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho apresentado, agora iremos poder acompanhar o futsal no brasil de forma clara e bem objetiva! Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelos comentários, ótima texto. Espero que continue expondo suas análises aqui. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Valeu meu goleeeeiro! Aula sua!
    Sorte e sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Grande Fred ,sinônimo de personalidade e competência.
    Um cara culto de uma gigante capacidade intelectual ,este entende do assunto ,Sucessos!

    ResponderExcluir

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!