segunda-feira, 21 de julho de 2014

Análise: Liga Futsal começa a esquentar

Por Fred Isse*

Olá! Ainda estamos somente na segunda rodada do maior campeonato nacional de futsal do planeta e já temos boas surpresas e equipes em crise.

Jogando na gelada serra gaúcha, onde os termômetros registravam apenas quatro graus, a multicampeã Associação Carlos Barbosa Futsal recebeu a equipe da FIB/São Paulo. Foi um jogo ótimo de dois grandes goleiros, Paulo Vitor, que após algumas falhas mostrou que está recuperando as grandes atuações da época de Garça, e Gian Wolverine, formado em Umuarama e com passagens por Jaraguá e atual vice-campeão da Liga Futsal, conquistando o título de melhor goleiro da competição. O São Paulo segurou muito bem a equipe ainda em formação do técnico Marquinhos Xavier, que após uma grande passagem pela equipe de Marechal Rondon tenta emplacar sucesso em solo gaúcho.

O placar final do jogo foi 1 a 1. Para o São Paulo, um ótimo resultado, afinal, serão poucas equipes que vão “roubar” pontos da ACBF diante do seu público no Centro de Eventos. Carlos Barbosa é a capital nacional do futsal, reconhecida pelo Senado após a conquista do Mundial de Clubes em 2012.

O São Bernardo foi outra equipe paulista que foi até o Rio Grande do Sul e conquistou um excelente resultado: empate por 1 a 1 em Venâncio Aires diante da fortíssima equipe da Assoeva. O time de São Bernardo é jovem e de muito potencial, com jogadores experimentados na categoria sub-20, muitos deles campeões de todos os campeonatos dessa categoria, inclusive com passagens pela seleção brasileira. Porém, ainda não tinham demonstrado essa qualidade na categoria adulta. São Bernardo pela primeira vez tem chances reais de se classificar para a segunda fase. Vamos observar se esses jovens vão aguentar a sequência e o ritmo das ligas Futsal e Paulista.

O Floripa recebeu em seus domínios a reforçada equipe de Guarapuava e conquistou mais um empate: 3 a 3. Em dois jogos a equipe conquistou dois pontos, porém, diante de equipes favoritas para estar entre as oito melhores do País.

Marechal Rondon foi até a capital do Brasil enfrentar o Green Team, e a equipe do mestre PC de Oliveira conquistou mais uma boa vitória: 6 a 3 fora de casa. A equipe segue firme na briga pelas primeiras posições.

Blumenau é a primeira grande surpresa da competição. Após segurar o Corinthians jogando no Parque São Jorge, o time do Vale do Itajaí recebeu em seu ginásio para o clássico catarinense a atual vice-campeã nacional, Concórdia, com vitória para o time estreante na Liga Futsal por 2 a 1.

Já o Timão recebeu em seus domínios a equipe do Atlântico Erechim e goleou por 4 a 0. Destaque para Schumacher, que anotou dois gols. O Galo de Erechim, campeão da Taça Brasil 2013, ainda não conseguiu somar pontos na competição.

Umuarama foi até o Rio de Janeiro e bateu a equipe de Cabo Frio por 2 a 0.

Orlândia recebeu o Joinville para o duelo de favoritos ao título. O time do técnico Fernando Ferretti mais uma vez contou com muitas falhas do seu goleiro Djony e perdeu a segunda seguida na competição: 4 a 2. Para quem estava acostumado com o melhor do mundo Tiago, os torcedores da Conexão Tricolor não devem estar felizes com o desempenho do atual titular. Dudu, de 22 anos, sempre foi promessa e deu conta do recado quando foi preciso: foi campeão de todas as competições de base, com passagens pelas seleções de base e adulta. Já mostrou que está pronto para assumir o gol do Joinville. O destaque de Orlândia continua sendo sempre ele, Vinicius. O eterno capitão da seleção brasileira deu um passe e fez um golaço na vitória da sua equipe.

Domingo, Jaraguá venceu fora de casa a segunda e continua embalado. Com um gol no fim, Oito Meia desempatou o jogo a favor dos visitantes em cima do time do Minas. Após a vitória por 4 a 3, Jaraguá ocupa o terceiro lugar, com os mesmos seis pontos e 100% de aproveitamento ao lado de Orlândia.

Comissão técnica da seleção brasileira
Como afirmei na primeira coluna, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão oficializou a saída de toda a comissão técnica, responsável pela seleção brasileira masculina adulta e sub-20 e a feminina. Ainda acredito que o técnico de Concórdia, Serginho Schiochet, vai assumir a seleção. Falcão declarou apoio à CBFS após a remodelação da gestão, afirmando que os grandes campeões poderão voltar a defender a camisa amarelinha.

Na próxima coluna volto com informações, também, da Liga Paulista e do Mundial Universitário.

Aproveito o espaço para agradecer o apoio que recebi dos amigos e o retorno, que tem sido positivo. Espero que gostem cada vez mais. Até a próxima.

(* Fred é ex-goleiro de futsal, com passagens por Banespa, Santana de Parnaíba, Palmeiras, Barueri, Foz do Iguaçu/PR e Vocem de Assis. Ele vai analisar a Liga Futsal para o blog)

2 comentários:

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!