quinta-feira, 24 de julho de 2014

Análise: Liga Futsal sem tempo para respirar

Por Fred Isse*

Sem descanso nem para respirar, já tivemos a terceira rodada da maior liga nacional de futsal do planeta. Tem coisas que só o futsal pode nos proporcionar.

O Joinville tem uma das maiores folhas de pagamento do campeonato. No banco de reservas, o multicampeão Ferretti e toda a sua comissão técnica. No elenco, jogadores experimentados com títulos com a seleção brasileira, como Valdin, Leco, Deives, Pixote e o capitão, ídolo, artilheiro e uma das melhores pessoas que existem nesse esporte, Vander Carioca. Do outro lado, algumas jovens promessas como Zequinha, Dudu, Thiago Carioca, Daniel. Um cenário perfeito se não fosse a classificação: o Tricolor catarinense soma apenas um ponto, conquistado no empate frente ao time do Minas, fora de casa.

Já a Assoeva se confirma como a principal equipe do Rio Grande do Sul neste início. A vítima dessa vez foi a equipe da FIB/São Paulo, que foi derrotada pelo time do grande treinador carioca Malafaia por 3 a 0 em uma grande atuação de Bazilio, goleiro da Assoeva. Léo Bonfim continua sendo o grande destaque do São Paulo, que demonstra que não será como as últimas equipes que vestiam a camisa tricolor paulista e que não classificaram para as fases finais.

O Atlântico Erechim conseguiu o primeiro ponto na competição após viajar até Blumenau (SC) e empatar com o time da casa por 3 a 3.

Jaraguá e Orlândia entraram em quadra defendendo a liderança e a invencibilidade. No fim, as equipes somaram um ponto pelo empate por 1 a 1 e seguem na briga pelos primeiros lugares. Os dois times estão invictos.

O Dream Team de Sorocaba recebeu a equipe de Guarapuava em Paulínia, cidade a 100 km de Sorocaba, pois as obras do ginásio não ficaram prontas a tempo e ainda houve um desabamento de uma das estruturas. Segundo informações, os gestores do projeto estão cobrando um posicionamento da Prefeitura, e o projeto pode se mudar para alguma cidade vizinha que possua a estrutura necessária para atender às necessidades do clube. Já Guarapuava se reforçou muito bem. No fim, empate por 2 a 2.

Como disse no início, tem coisas que só o nosso esporte pode proporcionar. Um time criado para vencer tem como destaques Falcão, Tiago, Rodrigo, Ricardinho, acertou a contratação de Adriano Foglia, ítalo-brasileiro melhor do mundo pela Fifa em 2004 e tem só dois pontos na competição.

O jogo transmitido pelo SporTV nesta rodada foi Corinthians x Concórdia, jogo realizado no Parque São Jorge. A partida terminou com mais uma vitória do melhor time do Corinthians desde que recomeçou a disputar a Liga Futsal, em 2009, ainda com a parceria com São Caetano do Sul (SP). O Timão fez 2 a 1, num jogo muito bom.

Serginho, técnico do Concórdia, é o novo técnico da seleção brasileira. Resta saber se seguirá no comando da boa equipe de Concórdia. Ainda não entendo por que o Cris Zaparoli não é o titular da meta catarinense. Entrou no fim do jogo para trabalhar como goleiro-linha, porém, tem muito mais a oferecer. O Timão, ainda sem Neto, tem a melhor equipe de todos os tempos e é obrigação chegar à final. Ainda aguardo para ver Neto, Joãozinho e Betão se encaixarem no time que já tem jovens valores como Neguinho, Douglas e Alex e craques que dispensam comentários como Schumacher e Simi. Falando no Simi, que passe para o gol do capitão alvinegro. Gênio.

Na noite desta terça-feira, o Umuarama foi até a capital federal e derrotou o Green Team por 3 a 0.

Cabo Frio foi a surpresa da rodada e derrotou em um jogo cheio de polêmicas o time de Marechal Rondon. Marechal perdeu a invencibilidade após a derrota por 2 a 1 fora de casa.

E o Floripa recebeu mais um favorito. Em jogo de “desesperados”, Carlos Barbosa venceu por 6 a 3 e inicia seu processo de recuperação.

Liga Paulista
É o segundo campeonato estadual do país, atrás do Paranaense. O leitor poderá questionar: a Liga Paulista possui Corinthians, Orlândia, FIB/São Paulo, Sorocaba, São José, São Bernardo. Sim, todos times muito fortes, porém, ainda tem muita discrepância entre os ricos e os pobres. O Campeonato Paranaense está milhões de anos-luz à frente da Liga Paulista em questão de estrutura, organização, público, renda e divulgação. Porém, os destaques do Paulista são além dos times que citei acima. A excelente equipe de Indaiatuba, por exemplo, possui os melhores jogadores 1991 do Estado. Jhow, ex-Barueri e Palmeiras, ala e craque, passa, ataca, defende e finaliza como poucos. Jhow foi artilheiro da LNFS, primeira divisão do futsal espanhol e recentemente estava na Rússia. É um pivô que gosta e sabe fazer gols. Ainda por lá tem o ex-capitão da seleção italiana Nando Grana, os goleiros Vitor e Alesi e ainda o ala Evinho. A equipe da Cidade do Sol está somente na 13ª posição, porém, sete jogos atrás do líder.

Outro destaque do interior vem de Mogi das Cruzes, equipe do grande goleiro Fernando Careca, que voltou às quadras recentemente e vem ajudando a boa equipe que tem um pivô de 22 anos, Garrincha, que deve ser melhor observado.

Que as menores equipes revelem grandes jogadores, buscando, assim, a tal sonhada renovação necessária para o nosso esporte.

Mundial Universitário
Como prometido, voltei para falar da seleção brasileira universitária. Domingo, a grande rivalidade do esporte da bola pesada foi colocada à prova em mais uma final. Brasil x Espanha, valendo o título mundial feminino. Jogando em Málaga (Espanha), as jovens brasileiras tiveram tranquilidade para administrar a pressão e vencer a partida por 3 a 1. Mais um título mundial para o futsal feminino, que ainda tem pouco investimento e deve ser visto pelos gestores do esporte com mais carinho.

Semana que vem volto falando tudo do clássico FIB/São Paulo x Corinthians. Até lá.

(* Fred é ex-goleiro de futsal, com passagens por Banespa, Santana de Parnaíba, Palmeiras, Barueri, Foz do Iguaçu/PR e Vocem de Assis. Ele vai analisar a Liga Futsal para o blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!