segunda-feira, 28 de julho de 2014

Análise: Reviravoltas na Liga Futsal

Por Fred Isse*

A quarta rodada da Liga Futsal foi surpreendente, como o esporte da bola pesada sempre é.

Quinta-feira, o Concórdia recebeu os “galácticos” do Sorocaba: 3 a 0 para os donos da casa e para o treinador da seleção brasileira. Aula de marcação e contra-ataques. Gessé brilhou e foi o artilheiro da noite. O time de Sorocaba liga o sinal de alerta: em três jogos soma apenas dois pontos. A equipe viaja até Erechim (RS) nesta segunda-feira, com transmissão ao vivo do SporTV. O jogo vai ter faísca: Erechim campeão da Taça Brasil 2013, soma apenas um ponto em quatro jogos, sofreu 15 gols e é o lanterna da competição. Nesta rodada, o Galo recebeu o Floripa na gelada Erechim. Os visitantes levaram a melhor: 2 a 0. Vale a pena ligar no SporTV nesta segunda, às 19h15, para acompanhar esse duelo.

Guarapuava recebeu em seus domínios a atual campeã da competição, Orlândia, e venceu a primeira diante dos visitantes: 2 a 1 para o excelente, reforçado time de Guarapuava. Mesmo com a derrota, o grande destaque foi Vinicius. O nosso eterno capitão mais uma vez desconcertou a defesa de Guarapuava. Sabe tudo de futsal! O futsal deveria fazer uma estátua para os pais de Vinicius e Lenísio, pela graça que nos deram. E deve vir mais um aí: o filho do Lenísio também é canhoto e gosta do esporte, se jogar metade do que o papai e o titio jogaram, teremos um novo ídolo chegando.

Jaraguá confirmou o favoritismo e venceu o time de Cabo Frio por 3 a 0, com gols só saindo na etapa complementar.

O todo poderoso Joinville recebeu na Univille o Green Team e venceu por 3 a 1. Primeira vitória do time na competição.

O Umuarama, time que vem mantendo a base nos últimos anos e pouco badalado, inicia a Liga de forma excepcional: três vitórias em quatro jogos. A última vitória foi uma goleada em cima da poderosíssima equipe de Venâncio Aires. Jogando em seus domínios, o Umuarama emplacou 4 a 0, com destaque para Yuri, com quem tive o prazer de jogar em 2010. Ele fez dois e contribuiu muito para o placar elástico. A Assoeva conheceu sua primeira derrota na competição, mas segue forte para a sequência.

O clássico
Este, sem dúvida alguma, foi um fim de semana memorável para os corintianos. Garanto a vocês leitores que para mim não é fácil dizer isso, mas o Corinthians deitou e rolou nos clássicos. Se domingo o time de campo venceu o Palmeiras na Arena Corinthians, sábado à noite o time do Parque São Jorge viajou até Garça para enfrentar o time da FIB/São Paulo. Em um jogo movimentado e bem jogado, os erros individuais fizeram a diferença. O Corinthians venceu por 5 a 3, com destaque para o goleiro corintiano Deivid, de 25 anos, criado em Cascavel (PR). Ele fez segundo gol seguido dele na Liga Futsal e vem se firmando na meta do Timão.

O Alvinegro de Parque São Jorge possui três formações que podem ser utilizadas de várias formas, conforme precisar. Neto (que aguarda documentação), Simi, Schumacher e Betão formam o quarteto da experiência. Leandro, Bruno, Joãozinho e Rafa pertencem ao quarteto dos jogadores já experimentados, mas que ainda buscam maior reconhecimento. Neguinho, Douglas Nunes, Alex e Charuto são do Expressinho e ainda estão se firmando na categoria adulta. Ainda temos Dieguinho, Arthur e Gabriel Bi, que já demonstraram frente ao todo poderoso time de Sorocaba que mesmo sendo da categoria juvenil podem contribuir numa eventual necessidade do time adulto.

O São Paulo infelizmente não possui o mesmo investimento que o rival. Aliás, o Tricolor Paulista entra somente com a camisa. A estrutura vem de Bauru e não possui tantos recursos. Mesmo assim, ainda acho que o time do São Paulo, perto dos últimos times apresentados, é um dos melhores.

O destaque é Léo Bonfim, capitão, experiente, que finaliza como poucos e é quem comanda as ações ofensivas e defensivas do selecionado bauruense.

Alemão é um jovem fixo de muita qualidade. Espero vê-lo jogar mais. O pivô Gaúcho também é jovem e pode ajudar bastante. Mancha e Maurilio também poderiam ajudar, mas a diretoria resolveu dispensar os jogadores por causa de questões internas e, acredito, extraquadra, porque lá dentro os dois são feras e poderiam ajudar muito a equipe.

Atenção, guapos
O goleiro Greuto, multicampeão e acredito que dispense maiores apresentações, está de volta após seis temporadas no Tyumen (Rússia). Treina em Osasco (SP) a convite do atual técnico do CSS II Exército/Osasco, seu ex-treinador de goleiros na época de seleção paulista. Greuto é ídolo de nove em dez goleiros que o viram jogar.

Greuto tem lugar como titular em 13 dos 19 times que disputam a Liga Nacional este ano. Ele está no nível somente de Guitta, Tiago, Quinzinho, Gian, Deivid e Nei. No restante, joga e é ídolo. Atenção, equipes do leste catarinense, contratem!

Agradeço pelas visitas, compartilhamentos e mensagens. Meu sincero muito obrigado e até a próxima coluna!

(* Fred é ex-goleiro de futsal, com passagens por Banespa, Santana de Parnaíba, Palmeiras, Barueri, Foz do Iguaçu/PR e Vocem de Assis. Ele vai analisar a Liga Futsal para o blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!