domingo, 13 de julho de 2014

Brasil perde para a Holanda e termina em 4º

Nestário Luiz

O Brasil perdeu para a Holanda por 3 a 0 neste sábado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e terminou a Copa do Mundo na quarta colocação. Invictos, os holandeses ficaram com o terceiro lugar.

Depois de perder para a Alemanha por 7 a 1 nas semifinais, no maior vexame da sua história, a seleção brasileira voltou a decepcionar, teve atuação muito ruim e obteve mais uma derrota. Assim, a equipe sofreu dez gols nos seus últimos dois jogos na Copa.

O técnico do Brasil, Luiz Felipe Scolari, promoveu mudanças para a partida. Maicon, na lateral-direita, Maxwell, na esquerda, Ramires, Willian e Paulinho, no meio, e Jô, no ataque, foram titulares. Na Holanda, Sneijder sentiu dores na coxa direita durante o aquecimento e desfalcou a equipe.

Aos dois minutos de jogo, Robben foi derrubado por Thiago Silva na entrada da área. O árbitro Djamel Haimoudi, da Argélia, marcou pênalti. Van Persie bateu no canto esquerdo e abriu o placar em Brasília.

A Holanda ampliou aos 15. De Guzman cruzou da direita, David Luiz cortou e a bola sobrou para Blind dominar com o pé esquerdo e finalizar com o direito na saída de Júlio César: 2 a 0.

Chance brasileira aos 20 minutos. Oscar passou pela marcação e arriscou chute forte e rasteiro. Cillessen encaixou.

Aos 13 da segunda etapa, Oscar tocou e Ramires finalizou da entrada da área. A bola passou à direita. Aos 30, Hulk também arriscou para o gol, mas mandou longe.

A seleção holandesa ainda fez mais um gol. Aos 45 minutos, Robben tocou, Janmaat cruzou da direita e Wijnaldum completou para a rede: 3 a 0, Holanda.

Com os resultados ruins a partir das semifinais vieram marcas negativas para a seleção brasileira. Neste ano a equipe teve sua pior defesa numa Copa, com 14 gols sofridos. O Brasil se tornou o anfitrião de Copa com mais gols tomados, superando a Suíça, que havia sofrido 11 em 1954. Júlio César, com 18 gols, agora é o goleiro brasileiro que mais tomou gols em Copas. Ele superou Taffarel, que tem 15 gols sofridos. E a seleção brasileira nunca havia perdido duas partidas oficiais de forma consecutiva jogando no Brasil.

E a Holanda se tornou a primeira seleção a utilizar todos os seus 23 jogadores numa Copa. Com a entrada do goleiro Vorm, o técnico holandês, Louis Van Gaal, escalou todos os seus atletas nesta Copa. Cillessen agora é o único goleiro substituído duas vezes numa Copa. Ele havia dado lugar a Krul contra a Costa Rica nas quartas de final.

Na Copa do Mundo 2014, a Holanda obteve cinco vitórias e dois empates. A equipe marcou 15 gols e sofreu quatro.

O Brasil somou três vitórias, dois empates e duas derrotas, com 11 gols marcados e 14 sofridos, obtendo saldo negativo de três gols.

BRASIL: Júlio César, Maicon, Thiago Silva, David Luiz, Maxwell, Luiz Gustavo (Fernandinho, intervalo), Paulinho (Hernanes, 12 do 2º), Fernandinho, Ramires (Hulk, 28 do 2º), Oscar, Willian e Jô. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

HOLANDA: Cillessen (Vorm, 48 do 2º), Kuyt, Vlaar, De Vrij, Martins Indi, Blind (Janmaat, 25 do 2º), Clasie (Veltman, 45 do 2º), Wijnaldum, De Guzman, Robben e Van Persie. Técnico: Louis Van Gaal.

ARBITRAGEM: Djamel Haimoudi, auxiliado por Redouane Achik e Abdelhak Etchiali, todos da Argélia.

CARTÕES AMARELOS: Thiago Silva, Oscar e Fernandinho (Brasil); De Guzman e Robben (Holanda).

GOLS: Van Persie, aos dois, e Blind, aos 15 minutos do primeiro tempo; e Wijnaldum, aos 45 da segunda etapa.

Brasil perdeu para a Holanda em Brasília.
(Foto: divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!