quinta-feira, 31 de julho de 2014

Liga Futsal teve nove jogos nesta segunda; Blumenau lidera

Nestário Luiz
31/7/2014

A Liga Futsal teve nove jogos nesta segunda-feira, dia 28, válidos pela quinta rodada da primeira fase. Foram marcados 45 gols, com média de cinco gols por partida.

Os líderes venceram. No ABC paulista, o Corinthians venceu o São Bernardo por 3 a 0. Em Jaraguá do Sul (SC), o Jaraguá bateu o Green Team por 9 a 3. As duas equipes têm 13 pontos em cinco jogos, somando quatro vitórias e um empate.

Corinthians e Jaraguá foram ultrapassados pelo Blumenau, que já jogou pela sexta rodada e chegou aos 14 pontos. Nesta quarta, o time catarinense venceu o São Bernardo por 3 a 0 fora de casa.

A sexta rodada da Liga ainda terá jogos nesta quinta, sábado e segunda. Duas partidas terão transmissão do SporTV: Floripa x FIB/São Paulo nesta quinta às 18h45 e Jaraguá x Marechal Rondon segunda às 19h15.

Quinta rodada

Segunda, dia 28
Atlântico Erechim 1 x 1 Sorocaba
FIB/São Paulo 1 x 6 Blumenau
São Bernardo 0 x 3 Corinthians
Marechal Rondon 1 x 1 Assoeva
Concórdia 1 x 5 Floripa
Joinville 1 x 1 Cabo Frio
Jaraguá 9 x 3 Green Team
Umuarama 3 x 3 Carlos Barbosa
Guarapuava 3 x 2 Minas

Sexta rodada

Quarta, dia 30
São Bernardo 0 x 3 Blumenau

Quinta, dia 31
18h45 – Floripa x FIB/São Paulo (SporTV)

Sábado, dia 2 de agosto
11h – Minas x Concórdia
18h – Sorocaba x São Bernardo
18h – Orlândia x Atlântico Erechim
20h – Green Team x Guarapuava

Segunda, dia 4
19h15 – Minas x Atlântico Erechim
19h15 – Jaraguá x Marechal Rondon (SporTV)
20h – Sorocaba x FIB/São Paulo

Classificação

Times
P
J
V
E
D
GM
GS
SG
Blumenau
14
6
4
2
0
19
9
10
Jaraguá
13
5
4
1
0
21
10
11
Corinthians
13
5
4
1
0
15
5
10
Umuarama
10
5
3
1
1
13
6
7
Floripa
8
5
2
2
1
14
11
3
Carlos Barbosa
8
5
2
2
1
14
12
2
Guarapuava
8
4
2
2
0
10
8
2
Assoeva
8
5
2
2
1
9
8
1
Orlândia
7
5
2
1
2
13
10
3
10°
Marechal Rondon
7
5
2
1
2
12
9
3
11°
Concórdia
6
5
2
0
3
12
11
1
12°
Joinville
5
5
1
2
2
12
13
-1
13°
Cabo Frio
5
5
1
2
2
5
9
-4
14°
FIB/São Paulo
4
5
1
1
3
8
17
-9
15°
Sorocaba
3
4
0
3
1
4
7
-3
16°
Atlântico
2
5
0
2
3
6
16
-10
17°
Minas
1
4
0
1
3
9
14
-5
18°
São Bernardo
1
4
0
1
3
3
10
-7
19°
Green Team
1
5
0
1
4
9
23
-14


Análise: Rodada cheia na segunda-feira

Por Fred Isse*

O goleiro do Corinthians Deivid, autor de um golaço frente à FIB/São Paulo, fez seu terceiro gol seguido na vitória fora de casa contra a boa equipe do São Bernardo. O Timão não sabe o que é perder ainda na Liga Futsal, acumulando 13 pontos em cinco jogos.

O Corinthians tem o melhor elenco de sua história e é obrigação chegar às finais. Rafa segue fora, se recuperando de lesão, e Neto aguarda pronunciamento da Fifa sobre a suspensão que sofreu na Rússia. Imagine quando todos eles estiverem à disposição do técnico Lucas... Alô, Fiel, prepare o grito porque este ano não vai ficar no quase, como nos outros anos.

Enquanto isso, em Sorocaba...
O time que foi montado para ser campeão de tudo que disputar, o Sorocaba decepcionou mais uma vez. Após abrir o placar com o pivô Rafa, deixou os donos da casa empatarem. No jogo dos desesperados, Sorocaba e Atlântico Erechim saíram como entraram, sem vencer, após o 1 a 1.

O time sorocabano reclama da Prefeitura, que segundo os dirigentes, não está cumprindo os combinados em relação à estrutura para treinos. No começo do ano o ginásio que estava sendo construído para a equipe sofreu com as chuvas, que provocaram o desabamento da cobertura da arena. O time tem viajado cerca de 100 km para jogar em Paulínia (SP), fato que tem irritado os dirigentes. Outras cidades já manifestaram interesse em acolher o projeto da Brasil Kirin, que ultimamente está sem teto.

Floripa venceu!
Jogando contra os principais times do Brasil, a equipe que tem chegado constantemente entre as oito melhores do País só tinha somado uma vitória na competição. Visitando a boa equipe do Concórdia, o Floripa aplicou 5 a 1 em um jogo de muitas opções. Com isso, o time da capital catarinense conquistou sua segunda vitória e agora ocupa a quinta posição.

Umuarama segura gaúchos
O time paranaense recebeu Carlos Barbosa e, após estar perdendo por 3 a 1, buscou o empate por 3 a 3. Umuarama é um time que manteve a base dos últimos anos, tem como capitão um jogador fantástico, Yuri, com quem tive o prazer de jogar. Ele é outro destaque.

Vamos observar melhor a boa equipe paranaense. Já a “Laranja Mecânica”, do bom treinador Marquinhos Xavier, ainda não emplacou: tem duas vitórias, dois empates e uma derrota e ocupa o sexto lugar. Pouco para um elenco experiente e uma camisa tradicional da capital nacional do futsal.

Guarapuava segue a todo vapor
Ainda sem perder, a ótima equipe do Guarapuava recebeu no Joaquinzão o time de Minas e venceu por 3 a 2. Segue na briga pelas primeiras posições. O destaque dessa partida foi o ala Jamur. Destaque ainda juvenil da extinta Cortiana/UCS, o ala chegou a ser apontado como sucessor de Falcão e chegou na também extinta Malwee/Jaraguá do Sul com status de promessa, mas não vingou e começou a rodar por equipes menores. Está de volta para disputar a Liga Nacional e no jogo desta segunda-feira marcou dois gols e foi o destaque. Atenção para esse menino que tem 24 anos e pode ser parte da renovação do futsal brasileiro.

Handebol?
Em um jogo atípico para os padrões do nível do nosso esporte da bola pesada, o Jaraguá recebeu o Green Team e, em jogo de 12 gols, vantagem para a equipe da casa: 9 a 3. De quebra, a liderança do campeonato.

O leitor poderá questionar qual seria o segredo da equipe do leste catarinense, já que não conta com grandes investimentos. Eu respondo: além da camisa, o Jaraguá é um time muito bem organizado, com um trabalho bem feito pelo treinador Sérgio Lacerda, preparação física do Mauro Sandri e preparação de goleiros do Serginho Santana. O time possui jogadores jovens, mas ao mesmo tempo experientes. Olho neles!

Dessa vez nem na Univille...
O mundo do esporte é cercado de mistérios e o futsal não poderia estar de fora. Assim como “caiu no horto, está morto” ou “foi para Itaquera, já era”, o Joinville, diante de seu público no ginásio da Univille, não costuma perdoar os seus visitantes.

Muitos creditam o fato de o Joinville, mesmo com todo o seu investimento e seu excepcional técnico, não ser campeão brasileiro ainda seja pelo fato de o ginásio da faculdade não comportar a capacidade mínima para as finais do Nacional. Com isso, o time da capital nacional da dança tem que utilizar o Centreventos Cau Hansen. Lá, os resultados favoráveis não se repetem. Após essa longa introdução, o time do genial Ferretti apenas empatou com o time de Cabo Frio por 1 a 1 e amarga a 12ª posição, muito pouco para o investimento.

Amarelou!
As equipes de Marechal Rondon e Assoeva fizeram o clássico dos amarelos, cor predominante no uniforme de ambas. No fim, nenhuma equipe saiu vermelha de raiva: empate por 1 a 1. As duas equipes são favoritas para figurar entre as melhores do País.

Surpresa
A equipe da FIB/São Paulo não repetiu os bons jogos feitos frente a São Bernardo e Carlos Barbosa e sofreu uma goleada da estreante na competição. O time do Blumenau deixou sua bela cidade e visitou o Tricolor Paulista no interior de São Paulo, aplicando 6 a 1.

O São Paulo vem de uma sequência muito grande de jogos, que é comum. O problema é que o time possui poucos jogadores em seu elenco e não pode dar o descanso necessário a eles. Portanto, o desgaste é evidente. Se você observar a maioria dos times que possuem essa vida dupla de Liga Nacional e Liga Paulista, eles têm um “expressinho”. O Corinthians possui Neguinho, Alex, Douglas, Dieguinho, Gabriel Bi e Arthur, que podem jogar as partidas de menor expressão sem comprometer. Assim, os principais jogadores descansam para as partidas de maior intensidade.

Em Sorocaba, o “expressinho” é formado por Pimpolho, Rafinha, Rafa, Didi e Fernando.

Outro ponto “negativo” é a exposição: o São Paulo tem feito muitos jogos com transmissão de TV, que servem para que outras equipes assistam, analisem e mexam com o emocional. Jogar a partida da TV é diferente, não pode errar, o Brasil todo está vendo e isso pode pesar. Os seis gols que o time bauruense tomou não refletiram o jogo, mas isso não quer dizer que o Tricolor tenha merecido vencer. Os comandados do técnico André Luís voltam à quadra nesta quinta-feira, às 18h45, em Florianópolis, com transmissão do SporTV.

Voltou
Segunda-feira, tivemos a volta da transmissão pela dupla oficial do esporte no SporTV, Daniel Pereira e Marcelo Rodrigues. Os dois são feras e conhecem muito. Cada transmissão é uma aula. Além de bons jogos e boa narração, estrutura no ginásio para receber os torcedores é fundamental para a valorização do produto. Ainda quero voltar a ver uma final como a de 1999...

Sub-20
Jogando no Ginásio Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP) (ginásio em que este que vos escreve nasceu e foi criado para o futsal, com partidas memoráveis e títulos inesquecíveis), o time da Grande São Paulo venceu o Santos por 5 a 3 e se classificou para a semifinal do Estadual.

Ao lado dos grandes favoritos, Corinthians e Barueri, o CSS II Exército/Osasco foi o terceiro time a se garantir nos playoffs. A quarta equipe sai do confronto de sábado entre AABB e Botucatu. Na partida de ida, a equipe do interior paulista venceu por 4 a 2 e joga por um empate fora de casa.

Por hoje é só, pessoal. Semana que vem volto falando dos nomes que eu acredito que serão destaques desta Liga, das revelações, das categorias de base do futsal e da tal renovação de que tanto falamos. Um abraço e até lá.

(* Fred é ex-goleiro de futsal, com passagens por Banespa, Santana de Parnaíba, Palmeiras, Barueri, Foz do Iguaçu/PR e Vocem de Assis. Ele vai analisar a Liga Futsal para o blog)