sexta-feira, 24 de abril de 2015

São Paulo 2 x 0 Corinthians – Agora é preparação para as oitavas

Nestário Luiz
24/4/2015

O Corinthians perdeu para o São Paulo por 2 a 0 na última quarta-feira, no Morumbi, pela rodada final da fase de grupos da Libertadores. O Timão já estava classificado e com a liderança do Grupo 2 garantida. O São Paulo tinha que ganhar para se classificar e, assim, também avançou.

Nas oitavas de final, o Corinthians vai enfrentar o Guaraní/PAR. Primeiro jogo em Assunção e segundo em São Paulo. O São Paulo vai jogar contra o Cruzeiro. Ida em São Paulo e volta em Belo Horizonte.

Essa foi a primeira derrota do Corinthians em 2015. Caiu, também, uma invencibilidade de 13 jogos do Corinthians. Desde 2007 o Timão não perdia para o São Paulo no Morumbi.

A partida desta quarta teve grande participação do árbitro Sandro Meira Ricci. Foram três expulsões, sendo que em todos os lances o cartão amarelo seria uma boa solução (assim ocorreu com Luís Fabiano, mas foi o segundo e ele foi expulso). Comentaristas como Antero Greco concordaram comigo. Antero, aliás, é contra expulsões bestas, que, para ele, só prejudicam o espetáculo, o jogo, o futebol. O árbitro deve chamar e botar ordem. E os jogadores, claro, devem jogar bola. Cartão vermelho só para violência (e outros lances em que a regra o exija).

O Corinthians jogou mal, não conseguiu atacar o São Paulo com perigo em nenhum momento e saiu derrotado. Se vencesse, empatasse ou perdesse por um gol de diferença, o Timão enfrentaria o Atlético/MG nas oitavas. Com o placar da partida, o adversário passou a ser o Guaraní. Perdeu porque jogou mal, amigo. Não acredito que tenha perdido por 2 a 0 de propósito. O São Paulo, por outro lado, foi muito bem. Mostrou vontade e empenho. E se classificou.

Aos 18 minutos de jogo, Emerson deu um “totó” em Rafael Tolói. Lance tonto do atacante, passível de amarelo. Mas o árbitro já meteu o vermelho. Sexta expulsão de Emerson pelo Corinthians.

Aos 31, Hudson tentou chutar e a bola sobrou para Luís Fabiano bater cruzado e abrir o placar no Morumbi. Aos 39, Michel Bastos chutou de fora da área e mandou no canto direito de Cássio. A bola quicou bem na frente do goleiro, que não conseguiu defender. São Paulo 2 a 0.

Aos oito minutos da segunda etapa, Mendoza e Luís Fabiano se enroscaram e o árbitro deu vermelho para o jogador do Corinthians e amarelo (o segundo) para o são-paulino. Mendoza não acertou o adversário no rosto, mas o amarelo seria suficiente por causa do movimento pouco delicado.

O Corinthians terminou a fase de grupos na primeira colocação do Grupo 2. Foram quatro vitórias, um empate e uma derrota, com nove gols marcados e três sofridos. O Guaraní foi o segundo do Grupo 8: duas vitórias, três empates e uma derrota, 12 gols feitos e dez tomados. O líder do grupo foi o Racing/ARG.

O primeiro jogo das oitavas será disputado no dia 6 de maio. Portanto, o Corinthians terá um tempo muito importante para botar a cabeça no lugar, descansar, treinar bem e se preparar para as duas partidas diante do Guaraní. Bem treinado, com a rapaziada descansada, com Guerrero de volta, a nossa expectativa é que o Timão volte a jogar bem, como já mostrou que pode jogar, e continue na disputa por algo bem bacana na Libertadores.

Guaraní x Corinthians, em Assunção, será no dia 6 de maio, quarta-feira, às 19h45. Corinthians x Guaraní, na Arena de Itaquera, será no dia 13 de maio, quarta-feira, às 22h.

A tabela completa das oitavas da Libertadores pode ser acessada aqui.

Tite 300
Contra o São Paulo, o técnico Tite chegou a 300 jogos comandando o Corinthians. Oswaldo Brandão, com 435 jogos em cinco passagens (1954-1958, 1964-1966, 1968, 1977-1978 e 1980-1981), é o técnico com mais jogos pelo Timão.

São Paulo 2 x 0 Corinthians

Escalação: Cássio, Fagner, Felipe, Gil, Uendel; Ralf, Elias, Renato Augusto (Danilo), Jadson (Bruno Henrique), Emerson; e Vagner (Mendoza). Técnico: Tite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!