sábado, 16 de maio de 2015

Corinthians 0 x 1 Guaraní – Fim de Libertadores para o Timão

Nestário Luiz
15/5/2015

O futebol é assim, é do jogo, mas para mim foi, sim, um vexame. Com a segunda derrota para o Guaraní/PAR, agora na Arena de Itaquera, o Corinthians foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores. Quarta-feira, o time paraguaio fez 1 a 0 e, como havia ganhado a primeira partida por 2 a 0, avançou para enfrentar o Racing/ARG nas quartas. O Corinthians está fora. O encanto acabou, pelo menos na Libertadores.

Depois de jogar muito mal em Assunção, desta vez o Corinthians tentou. Sim, lutou. Buscou o ataque, buscou os gols, foi guerreiro. O Guaraní, por sua vez, cumpriu muito bem o que tinha se proposto: marcar e parar o Timão. E ainda fez um gol no finzinho para se classificar com duas vitórias e nenhum gol sofrido.

Depois de um início de ano e de Libertadores excelente, o rendimento do Corinthians foi caindo. Desde a partida contra o Danubio/URU, quando goleou por 4 a 0, em 1º de abril, as atuações do Timão sempre ficaram abaixo do esperado, mesmo nas vitórias. Nesse período, foi eliminado pelo Palmeiras na semifinal do Paulistão e perdeu para o São Paulo e para o Guaraní, duas vezes, pela Libertadores.

Acho muito difícil apontar os motivos para tamanha mudança no rendimento da equipe de Tite. Está complicado até mesmo para os repórteres e comentaristas que acompanham o clube de perto. Sinceramente, não acredito, no caso dos jogos diante do Guaraní, em corpo mole por causa de atraso em salários nem em soberba por conta do adversário (mesmo com a declaração infeliz do diretor de futebol Sérgio Janikian).

No jogo desta quarta, o Corinthians tentou, sim. Buscou o ataque, tentou sair da ótima marcação do Guaraní, empurrado por cerca de 40 mil torcedores na Arena. O time visitante, porém, bem fechado, se segurou e evitou maiores ataques do Timão.

Com o tempo passando e os gols não saindo, a pressão aumentou e o descontrole também. Dois jogadores do Corinthians foram expulsos em lances tontos. Sem Jadson e Fábio Santos, ficou ainda mais difícil. E não deu mesmo. Vitória e classificação do Guaraní.

No primeiro tempo, Fábio Santos cruzou e Jadson completou, mas o goleiro defendeu. Jadson tentou de novo, da entrada da área: mais uma defesa de Aguilar. Felipe cabeceou à esquerda. A principal chance foi de Guerrero. Após troca de passes, o atacante chutou da entrada da área e o goleiro fez ótima defesa.

Aos sete minutos do segundo tempo, Fábio Santos deixou o pé no adversário e recebeu cartão vermelho. Aos 23, Jadson tomou um chapéu e deixou a mão no rosto do adversário. Segundo amarelo para ele. Foi a oitava expulsão do Corinthians neste ano, a sexta na Libertadores. Um exagero. Algo que deve ser analisado e corrigido para o Brasileirão e a Copa do Brasil.

Aos 46 minutos, Fernando Fernández recebeu na área com liberdade e completou na saída de Cássio, como que para formalizar a classificação. Não deu para o Corinthians, deu e deu muito para o Guaraní. O time paraguaio segue na Libertadores. Para o Timão, um vexame. Frustração. Chateação. Zoação dos rivais. E a esperança de que o ano não tenha terminado nesta quarta-feira.

Público
A Arena Corinthians recebeu 39.806 torcedores pagantes e 40.239 presentes. A renda foi de R$ 3,3 milhões.

Perdeu em casa
Diante do Guaraní, o Corinthians perdeu uma invencibilidade de 32 jogos na Arena. Foram 23 vitórias e nove empates desde a derrota para o Figueirense no ano passado, na inauguração do estádio. O Timão possuía a maior invencibilidade como mandante no futebol mundial.

Corinthians na Libertadores 2015

4/2 – Corinthians 4 x 0 Once Caldas/COL
11/2 – Once Caldas/COL 1 x 1 Corinthians
18/2 – Corinthians 2 x 0 São Paulo
4/3 – San Lorenzo/ARG 0 x 1 Corinthians
17/3 – Danubio/URU 1 x 2 Corinthians
1/4 – Corinthians 4 x 0 Danubio/URU
16/4 – Corinthians 0 x 0 San Lorenzo/ARG
22/4 – São Paulo 2 x 0 Corinthians
6/5 – Guaraní/PAR 2 x 0 Corinthians
13/5 – Corinthians 0 x 1 Guaraní/PAR

Brasileirão
Neste sábado, às 21h, o Corinthians enfrenta a Chapecoense em Araraquara (SP) pela segunda rodada do Brasileirão.

Corinthians 0 x 1 Guaraní

Escalação: Cássio, Fagner, Felipe (Danilo), Gil, Fábio Santos; Ralf, Elias (Bruno Henrique), Jadson, Renato Augusto, Malcom (Mendoza); e Guerrero. Técnico: Tite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!