domingo, 16 de agosto de 2015

Avaí 1 x 2 Corinthians – Curtindo a liderança adoidado!

Nestário Luiz
16/8/2015

O Corinthians é o primeiro colocado do Campeonato Brasileiro após a disputa da 19ª rodada. Ao fim do primeiro turno, a equipe soma 40 pontos, com 12 vitórias, quatro empates e três derrotas. São quatro pontos à frente do segundo e do terceiro colocados, Atlético/MG e Grêmio, e nove do Palmeiras, primeiro time fora do G-4.

Contra o Avaí, hoje 16º colocado, neste domingo, na Ressacada, em Florianópolis, era preciso vencer. Por quê? Porque o Timão está disputando as posições de cima da tabela, porque vem em boa sequência de resultados e porque os times que estão logo atrás dele são bons e poderiam se aproximar. A atuação foi ruim, sim, mas não faltou vontade. Nem faltou Luciano. Com mais dois gols dele, o Corinthians virou a partida e obteve a vitória que garantiu ao time o primeiro lugar do turno inicial.

Assim como o personagem Ferris (Matthew Broderick), de “Curtindo a Vida Adoidado” (1986), o Corinthians vem curtindo a liderança há duas rodadas. No filme, o garotão só queria curtir a vida e passou por diversas situações em que foi preciso ter coragem, sorte e cara de pau para se safar. Para o Corinthians curtir a liderança (ou mesmo as primeiras posições do Brasileirão), também tem sido preciso superar algumas atuações mais apagadas, recuos quando vence por 1 a 0, pressão dos adversários... Nesses últimos três jogos, por exemplo, se safou da má fase de Vagner Love. Luciano entrou e já fez cinco gols. Os deste domingo, dois golaços com o pé esquerdo.

O primeiro tempo corintiano foi muito ruim. Com o Timão sem poder ofensivo e sem criatividade, talvez pelo desfalque de Renato Augusto, machucado, o Avaí tomou conta e logo abriu o placar. No finzinho é que apareceu Luciano para empatar.

Aos 14 minutos de partida, após cobrança de falta pela esquerda, André Lima subiu sozinho e cabeceou para fazer 1 a 0, Avaí na Ressacada.

A primeira finalização certa do Corinthians e o empate ocorreram no mesmo lance, aos 47 minutos. Depois de cruzamento de Fagner e desvio da defesa, Luciano pegou a sobra e, com o pé esquerdo, botou no ângulo direito e marcou um golaço: 1 a 1.

A atuação corintiana mudou no segundo tempo. O time atacou mais e criou bons lances ofensivos. O Avaí, por sua vez, também teve chances, principalmente no finzinho, quando Cássio salvou. Mas Luciano apareceu de novo.

Jadson cruzou da esquerda para a área, Malcom dominou a bola e arriscou. Porém, ele acertou Luciano. Depois, Guilherme Arana entrou na área passando pela marcação e bateu para o gol. À esquerda, com perigo.

O Avaí teve grande chance em cobrança de escanteio. Depois do lançamento e do desvio, Jéci, livre na pequena área, se jogou na bola e tocou nela, mas a finalização foi por cima do gol. Depois, Tinga arriscou da entrada da área e acertou a trave. Estava lá o Corinthians tomando pressão...

Aos 41 minutos, no entanto, Luciano, ex-jogador do Avaí, recebeu de Fagner na meia-lua e ajeitou. Com o pé esquerdo, com todo o carinho, arriscou para o gol. A bola tomou o rumo do ângulo direito e só parou quando estufou a rede. Golaço! Do líder do Brasileirão. Luciano da Rocha Neves é o nome e 18 é o número dele. Cinco gols na competição até aqui.

Aos 47, Cássio trabalhou muito bem e evitou o empate. Primeiro, em chute de Jéci que quase encobriu o goleiro. Mas Cássio se esticou e desviou a bola. Depois, após cobrança de escanteio, Antonio Carlos cabeceou forte e Cássio defendeu. O goleiro ainda fez grande defesa no rebote. Pegou muito, o goleiro do Timão!

Aos 37 minutos do segundo tempo, mais um lance que se tornou polêmico no Brasileirão. Após cobrança de escanteio da direita, a bola sobrou para Jéci, que fez o gol. Fora da linha correta, a assistente Nadine Schramm Câmara Bastos (SC) marcou impedimento e o árbitro Anderson Daronco (RS) anulou o gol. Lance difícil, apesar de o jogador do Avaí parecer em posição legal.

Neste domingo, a Ressacada recebeu 11.389 torcedores. A renda foi de R$ 312 mil.

Segundo o Footstats, o Avaí teve 44% de posse de bola e o Timão, 56%. Os catarinenses somaram 11 finalizações (sete certas). O Corinthians teve dez finalizações (três certas).

Primeiro turno
O Timão obteve no primeiro turno 40 pontos, somando 12 vitórias, quatro empates e três derrotas. A equipe fez 27 gols e sofreu 14. Os principais goleadores do Corinthians são Jadson, que fez sete gols, Luciano, com cinco, e Elias e Vagner, com três gols cada.

As primeiras 19 rodadas do Brasileirão tiveram 421 gols em 190 jogos, com média de 2,21 gols.

Tem mais
No filme, Ferris se deu bem e curtiu bastante as aventuras dele. Para o Corinthians, faltam 19 rodadas, com jogos contra equipes muito boas. Será que o Timão vai continuar curtindo a liderança do Brasileirão? Tomara.

Sequência
Quarta-feira, o Corinthians estreia na Copa do Brasil. Pelas oitavas de final, o Timão enfrenta o Santos às 22h na Vila Belmiro.

Domingo que vem, em Itaquera, o Corinthians joga contra o Cruzeiro pela primeira rodada do segundo turno do Brasileiro. Na ida, o Timão venceu por 1 a 0 em Cuiabá.

Na Copa do Brasil, Tite pode poupar titulares. “Não sei se dá para competir nos dois campeonatos com o mesmo ritmo. Tem que priorizar a saúde do atleta”, afirmou o técnico.

Avaí 1 x 2 Corinthians

Escalação: Cássio, Fagner, Felipe, Gil, Guilherme Arana; Bruno Henrique, Elias, Rodriguinho (Danilo), Jadson (Edilson), Malcom (Rildo); e Luciano. Técnico: Tite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!