domingo, 9 de agosto de 2015

Diva: amizade e aposentadoria

Nestário Luiz

Quando eu conheci a Diva Maria, há seis anos, o que me chamou a atenção em primeiro lugar foi o jeito extrovertido e solícito dela. Por causa do meu serviço e das minhas funções, costumo ir sempre até a Diretoria de Ensino de Assis. Lá conheci a Diva, no setor de pagamento.

Desde sempre atenciosa, ela nunca se negou a ajudar um funcionário sem experiência. Sempre me ajudou a aprender o serviço e a resolver problemas de pagamento. Indo lá ou ligando ou mandando e-mail, sempre era respondido por ela. Às vezes ela só precisava fazer uma consulta ao sistema ou me explicar como preencher um formulário. Em outras, era preciso fazer contas (complexas, para quem estava começando) ou até mesmo ligar em órgãos superiores para esclarecer dúvidas. E, assim, os problemas iam sendo resolvidos.

Por causa do jeitão da Diva, é muito fácil fazer amizade com ela. Aos poucos, naturalmente nossos papos deixaram de se concentrar apenas em questões profissionais e passaram a ser sobre nós. Passamos a dividir alegrias, conquistas, frustrações... Quando a neta da Diva nasceu, era um sorriso e uma história cada vez que eu perguntava dela. Um sorriso e uma história acompanhados de uma foto orgulhosa no celular ou no computador, claro.

E, assim, muitas vezes dava um jeito de passar na Diretoria no finzinho do expediente só para saber das novidades. E conversávamos sobre o trabalho ou os estudos dos filhos e do marido dela, meus objetivos profissionais, os sonhos dela. Enfim, coisas de amigos. E, ah, também falávamos sobre nosso serviço. Era meio que um desabafando para o outro. Pois dificuldades no sistema e no entendimento da legislação não faltam na Secretaria Estadual da Educação. Um ajudava o outro. Ela me ajudava bem mais, claro.

E, com a Diva, aprendi muita coisa relacionada ao meu trabalho e tive papos muito agradáveis. Assim como, acredito, muita gente também teve. Afinal, foram 33 anos dedicados por ela à Diretoria de Ensino de Assis. Sempre trabalhando bastante, ensinando muito, tendo paciência com quem chegava, não tendo vergonha de mostrar seus sentimentos de alegria ou frustração, fazendo muitas e muitas consultas ao sistema e, por que não, dando broncas. Mas eram broncas que a gente até gostava de receber, pois ensinavam a fazer alguma coisa da forma correta.

No dia 19 de junho deste ano, quando saiu publicada a aposentadoria da Diva, ela com certeza deixou na Diretoria e nas escolas da região de Assis muitos amigos. Pessoas que sempre puderam contar com a ajuda e os ensinamentos dela. Com o sorriso espontâneo, com os e-mails carinhosos, com a presteza em nos ajudar a resolver os problemas de pagamento.

Agora o contato pessoal vai diminuir, afinal ela tem mesmo é que curtir a aposentadoria, e nós teremos que continuar o nosso trabalho. Mas hoje existem várias possibilidades de compartilhar as novidades, e espero que as notícias que eu receber da Diva e da família dela sejam sempre boas.

Portanto, uso este artigo para agradecer todo o carinho e toda a atenção da Diva nesses seis anos de contato profissional e amizade. E parabenizá-la pela dedicação ao serviço e às pessoas que de alguma forma precisaram dela. Se o ex-presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln (1809-1865) estava certo quando disse que “a maior parte de sua vida consiste em suas amizades”, a Diva com certeza sempre foi muito feliz. E merece continuar sendo. Fique com Deus e feliz aposentadoria, Diva!

(Artigo publicado no jornal Voz da Terra no dia 8 de agosto de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!