domingo, 22 de novembro de 2015

Corinthians 6 x 1 São Paulo – Em ritmo de hexa!

Nestário Luiz
22/11/2015

Foi uma vitória histórica e humilhante, com “h” de hexacampeão. Foi um gol para cada título brasileiro, sendo dois de Romero (haha), um de Edu Dracena, um de Bruno Henrique, um de Cristian e um de Lucca. No primeiro jogo na Arena de Itaquera após a confirmação do título, uma goleada para a torcida, que bateu recorde no estádio, fazer a festa e comemorar o hexa e mais uma goleada sobre o rival.

Corinthians 6 x 1 São Paulo foi a maior goleada da história do clássico, igualando o resultado de 1933, quando o time do Morumbi venceu. O resultado deste domingo superou os dois 5 a 0 que o Timão aplicou recentemente: um em 1996 e outro em 2011, quando o time também havia sido campeão brasileiro.

Na festa do hexa, foi uma festa em campo. Mesmo com time misto, com cinco titulares e seis reservas, o Corinthians se impôs e impressionou pelo ritmo. Desde o início do Brasileirão, o Corinthians se destacou por manter o bom nível mesmo quando houve trocas de jogadores titulares. Todo o elenco aplicado aos ensinamentos e treinamentos de Tite. E foi assim neste domingo. Uma ótima atuação. O golaço de Lucca, por exemplo, saiu após linda troca de passes, com a participação de metade dos jogadores de linha.

O Corinthians já é o campeão, mas o São Paulo ainda disputa vaga na Libertadores (está em quarto lugar). E, por isso, começou o jogo tentando atacar. Cássio fez boas defesas. Porém, depois que o Timão abriu o placar, a festa foi toda corintiana. Seis gols e a maior goleada da história da Arena Corinthians.

O primeiro ataque da partida foi do São Paulo. Bruno Henrique cabeceou para trás e Rogério concluiu na saída de Cássio, que defendeu. O Timão respondeu: Lucca cruzou e Bruno Henrique desviou de cabeça. Dênis espalmou pela linha de fundo.

Bruno Henrique teve mais uma chance aos 26 minutos do primeiro tempo, e aí não desperdiçou. Depois de cruzamento da esquerda, Felipe testou de cabeça e o goleiro do São Paulo rebateu. A bola sobrou para o volante corintiano, que completou para a rede e fez 1 a 0, Timão.

O Corinthians aumentou dois minutos depois. Gol de Romero, o paraguaio que fez o primeiro gol corintiano no Brasileirão de 2015, aos 36 do segundo tempo da vitória sobre o Cruzeiro por 1 a 0, em Cuiabá, no dia 10 de maio. Neste domingo, Romero aproveitou cobrança de escanteio da direita de Lucca para finalizar de cabeça, no cantinho direito: 2 a 0.

Edu Dracena deu sequência à festa aos 45 do primeiro tempo. Danilo cruzou da direita, Edu Dracena cabeceou, o goleiro rebateu e ele mesmo foi para a sobra: bola para a rede, comemoração para a torcida, 3 a 0 para o Corinthians.

Aos 15 minutos do segundo tempo, um golaço do Corinthians. Golaço coletivo, com a participação de cinco jogadores. A conclusão foi de Lucca. Mas de novo? Sim, pois é! O garoto já havia feito um golaço contra o Atlético/MG. Agora ele completou uma jogada sensacional, estufando a rede da Arena. Pelo lado direito, Romero tocou para Fagner, que rolou para Bruno Henrique dar um baita drible no marcador e passar para Danilo, que tocou de calcanhar para Lucca. Na cara do gol, o atacante finalizou com gosto e mandou para o fundo do gol. Terceiro gol dele pelo Timão e 4 a 0 no placar.

O quinto gol corintiano saiu aos 18 minutos, “marcado” por Romero. Em contra-ataque, ele avançou pela direita, entrou na área e cruzou rasteiro para o zagueiro do São Paulo Hudson marcar gol contra. Porém, o árbitro Péricles Bassols foi camarada do Romero e deu o gol para ele. Sendo assim, dois (!) gols de Romero no clássico! E três gols de Romero no Brasileirão (os mais cornetas lembrarão que Guerrero, ex-Timão e atualmente no Flamengo, também tem três gols na competição).

O São Paulo descontou aos 24 minutos. Alan Kardec cruzou rasteiro da direita e Carlinhos, na pequena área, fez o gol do time visitante: 5 a 1.

Romero confirmou sua ótima partida sofrendo pênalti aos 29 minutos. Ele passou por Reinaldo e entrou na área, sendo derrubado pelo lateral do São Paulo. Cristian, que tinha entrado dois minutos antes no lugar de Rodriguinho, foi para a cobrança e mandou no canto direito. Sexto gol, 6 a 1 em Itaquera.

Marcados os seis gols, um para cada título brasileiro, a festa terminou com Cássio defendendo um pênalti. Edu Dracena dividiu com Carlinhos e o árbitro Péricles Bassols marcou o primeiro pênalti contra o Timão no Brasileiro. Alan Kardec bateu no canto esquerdo e Cássio catou. Foi o “gol” do camisa 12 no hexa corintiano.

Para a festa do hexa, com troféu e volta olímpica, recorde de público. A Arena de Itaquera recebeu neste domingo 44.976 torcedores pagantes (45.469 presentes). A renda foi de R$ 2,3 milhões.

Segundo o Footstats, o Corinthians teve 44% de posse de bola e o São Paulo, 56%. O Timão somou 12 finalizações, dez certas. Os visitantes tiveram 17 finalizações, seis certas.

Com 80 pontos, o Corinthians está, após a 36ª rodada do Brasileirão, 14 pontos à frente do Atlético/MG, que soma 66 na segunda posição. O campeão brasileiro joga mais duas vezes nesta edição: domingo que vem, contra o Sport, fora de casa, e no dia 6 de dezembro, em Itaquera, diante do Avaí.

Por ora, é curtir... o hexa, a goleada sobre o São Paulo, os dois gols de Romero, a campanha sensacional... Afinal, é campeão! É hexa!

Corinthians 6 x 1 São Paulo

Escalação: Cássio, Fagner, Felipe, Edu Dracena, Uendel (Yago); Ralf, Bruno Henrique, Rodriguinho (Cristian), Danilo (Lincom), Lucca; e Romero. Técnico: Tite.

Melhores momentos: http://sportv.globo.com/videos/corinthians/t/melhores-momentos/v/melhores-momentos-corinthians-6-x1-sao-paulo-pela-36-rodada-do-campeonato-brasileiro/4626566/

(Atualizado no dia 24 de novembro de 2015, às 16h20: no sétimo parágrafo, quem cobrou o escanteio para Romero marcar de cabeça foi Lucca, e não Fagner).

Corinthians, hexacampeão brasileiro.
(Foto: divulgação do Corinthians)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!