sexta-feira, 24 de abril de 2015

São Paulo 2 x 0 Corinthians – Agora é preparação para as oitavas

Nestário Luiz
24/4/2015

O Corinthians perdeu para o São Paulo por 2 a 0 na última quarta-feira, no Morumbi, pela rodada final da fase de grupos da Libertadores. O Timão já estava classificado e com a liderança do Grupo 2 garantida. O São Paulo tinha que ganhar para se classificar e, assim, também avançou.

Nas oitavas de final, o Corinthians vai enfrentar o Guaraní/PAR. Primeiro jogo em Assunção e segundo em São Paulo. O São Paulo vai jogar contra o Cruzeiro. Ida em São Paulo e volta em Belo Horizonte.

Essa foi a primeira derrota do Corinthians em 2015. Caiu, também, uma invencibilidade de 13 jogos do Corinthians. Desde 2007 o Timão não perdia para o São Paulo no Morumbi.

A partida desta quarta teve grande participação do árbitro Sandro Meira Ricci. Foram três expulsões, sendo que em todos os lances o cartão amarelo seria uma boa solução (assim ocorreu com Luís Fabiano, mas foi o segundo e ele foi expulso). Comentaristas como Antero Greco concordaram comigo. Antero, aliás, é contra expulsões bestas, que, para ele, só prejudicam o espetáculo, o jogo, o futebol. O árbitro deve chamar e botar ordem. E os jogadores, claro, devem jogar bola. Cartão vermelho só para violência (e outros lances em que a regra o exija).

O Corinthians jogou mal, não conseguiu atacar o São Paulo com perigo em nenhum momento e saiu derrotado. Se vencesse, empatasse ou perdesse por um gol de diferença, o Timão enfrentaria o Atlético/MG nas oitavas. Com o placar da partida, o adversário passou a ser o Guaraní. Perdeu porque jogou mal, amigo. Não acredito que tenha perdido por 2 a 0 de propósito. O São Paulo, por outro lado, foi muito bem. Mostrou vontade e empenho. E se classificou.

Aos 18 minutos de jogo, Emerson deu um “totó” em Rafael Tolói. Lance tonto do atacante, passível de amarelo. Mas o árbitro já meteu o vermelho. Sexta expulsão de Emerson pelo Corinthians.

Aos 31, Hudson tentou chutar e a bola sobrou para Luís Fabiano bater cruzado e abrir o placar no Morumbi. Aos 39, Michel Bastos chutou de fora da área e mandou no canto direito de Cássio. A bola quicou bem na frente do goleiro, que não conseguiu defender. São Paulo 2 a 0.

Aos oito minutos da segunda etapa, Mendoza e Luís Fabiano se enroscaram e o árbitro deu vermelho para o jogador do Corinthians e amarelo (o segundo) para o são-paulino. Mendoza não acertou o adversário no rosto, mas o amarelo seria suficiente por causa do movimento pouco delicado.

O Corinthians terminou a fase de grupos na primeira colocação do Grupo 2. Foram quatro vitórias, um empate e uma derrota, com nove gols marcados e três sofridos. O Guaraní foi o segundo do Grupo 8: duas vitórias, três empates e uma derrota, 12 gols feitos e dez tomados. O líder do grupo foi o Racing/ARG.

O primeiro jogo das oitavas será disputado no dia 6 de maio. Portanto, o Corinthians terá um tempo muito importante para botar a cabeça no lugar, descansar, treinar bem e se preparar para as duas partidas diante do Guaraní. Bem treinado, com a rapaziada descansada, com Guerrero de volta, a nossa expectativa é que o Timão volte a jogar bem, como já mostrou que pode jogar, e continue na disputa por algo bem bacana na Libertadores.

Guaraní x Corinthians, em Assunção, será no dia 6 de maio, quarta-feira, às 19h45. Corinthians x Guaraní, na Arena de Itaquera, será no dia 13 de maio, quarta-feira, às 22h.

A tabela completa das oitavas da Libertadores pode ser acessada aqui.

Tite 300
Contra o São Paulo, o técnico Tite chegou a 300 jogos comandando o Corinthians. Oswaldo Brandão, com 435 jogos em cinco passagens (1954-1958, 1964-1966, 1968, 1977-1978 e 1980-1981), é o técnico com mais jogos pelo Timão.

São Paulo 2 x 0 Corinthians

Escalação: Cássio, Fagner, Felipe, Gil, Uendel; Ralf, Elias, Renato Augusto (Danilo), Jadson (Bruno Henrique), Emerson; e Vagner (Mendoza). Técnico: Tite.

domingo, 19 de abril de 2015

Corinthians 2 x 2 Palmeiras – Perdeu nos pênaltis

Nestário Luiz
19/4/2015

O Corinthians foi eliminado do Campeonato Paulista pelo Palmeiras. Neste domingo, na Arena de Itaquera, pelo jogo único das semifinais, houve empate por 2 a 2 no tempo normal. Nos pênaltis, Elias e Petros perderam e o Palmeiras se classificou para enfrentar o Santos na decisão.

Corinthians e Palmeiras fizeram um belo clássico em São Paulo, com boas alternativas, bons lances e quatro gols. O time visitante saiu na frente, mas recuou e o Timão virou o jogo, tudo no primeiro tempo. Na segunda etapa, quem recuou foi o Corinthians, o Palmeiras foi para cima e empatou a partida, levando a decisão para os pênaltis. Aí, Fernando Prass pegou duas cobranças e ajudou o Palmeiras a se classificar para a final.

O Timão teve o retorno de Fábio Santos, que estava machucado. Porém, por causa da sequência de jogos por Paulistão e Libertadores, Tite poupou Elias, Renato Augusto e Emerson. Os dois primeiros entraram durante a partida.

No início do jogo, boa troca de passes no ataque do Corinthians. Fagner recebeu na área e rolou para Mendoza concluir. A bola desviou na defesa e saiu.

Aos 14 minutos, o Palmeiras abriu o placar. Robinho cobrou escanteio e a bola sobrou para Victor Ramos mandar para a rede: 1 a 0 em Itaquera.

O Timão empatou aos 33. Jadson bateu falta para a área e Danilo, o cara que sempre aparece muito bem em clássicos, completou de cabeça e igualou o placar.

Melhor em campo, o Corinthians virou o jogo com um bonito gol. Mendoza recebeu a bola no campo de ataque, avançou com ela e chutou de fora da área, acertando o canto esquerdo do goleiro: 2 a 1 para o Timão.

No segundo tempo, o Corinthians recuou um pouco, inclusive com a entrada de dois volantes (Petros no lugar de Bruno Henrique, e Elias no de Vagner) e o Palmeiras melhorou, criando boas oportunidades.

No comecinho da etapa final, Mendoza teve a chance de aumentar. Ele recebeu de Danilo, driblou o zagueiro e bateu, mas o goleiro defendeu.

Um das boas oportunidades do jogo foi do Palmeiras. Dudu recebeu com liberdade na área e arriscou chute rasteiro. Cássio desviou de leve e a bola foi na trave.

Bruno Henrique, chutando de longe à direita, e Vagner, em cabeçada defendida pelo goleiro, tiveram boas chances para o Timão.

Aos 30 minutos, Dudu cruzou da esquerda e Rafael Marques concluiu de cabeça, sem chance para Cássio, empatando o jogo na Arena: 2 a 2.

Com o empate no tempo normal, a decisão de quem seria finalista do Paulistão foi para os pênaltis. O Palmeiras errou a primeira cobrança e o Corinthians, a última. Nas alternadas, o time visitante se deu melhor.

Robinho abriu a série e mandou por cima. Fábio Santos cobrou, a bola tocou na trave esquerda e entrou. Rafael Marques fez o dele. Renato Augusto marcou para o Corinthians. Victor Ramos converteu. Fagner mandou no cantinho direito e marcou. Cleiton Xavier fez. Ralf mandou bem e botou na rede. Dudu fez o dele. Aí Elias teve a chance de fechar a decisão, mas o goleiro do Palmeiras defendeu o chute: 4 a 4 na disputa.

Nas alternadas, Kelvin marcou para o Palmeiras. Gil cobrou bem e fez. Jackson converteu para os visitantes. Vez de Petros. Ele bateu rasteiro, no canto esquerdo, e o goleiro do Palmeiras defendeu, classificando a equipe dele para a final do Campeonato Paulista: 6 a 5.

1 milhão
Corinthians x Palmeiras teve público de 38.457 torcedores pagantes e 39.055 presentes, com renda de quase R$ 3,2 milhões.

Assim, a Arena de Itaquera alcançou a marca de 1 milhão de torcedores em 33 jogos disputados pelo Timão no seu estádio.

Libertadores
Perder clássico, ser eliminado numa semifinal não é legal, nos deixa chateados, mas é do jogo. Foi um belo clássico, um bom jogo, decidido nos pênaltis. Segue o Palmeiras.

O Corinthians sai do Paulistão invicto. Foram 17 jogos, com 12 vitórias e cinco empates. O time fez 31 gols e sofreu 12.

Sem disputar a decisão do Estadual, o Corinthians poderá se dedicar só à Libertadores até o início do Brasileirão, em maio. Já classificado, o time enfrenta o São Paulo nesta quarta-feira no Morumbi. Depois, vêm as oitavas de final, e aí será preciso estar forte e focado para brigar por vaga nas fases seguintes.

Corinthians 2 x 2 Palmeiras

Escalação: Cássio, Fagner, Felipe, Gil, Fábio Santos; Ralf, Bruno Henrique (Petros); Jadson (Renato Augusto), Danilo, Mendoza; e Vagner (Elias). Técnico: Tite.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Corinthians 0 x 0 San Lorenzo – 40 mil e classificação

Nestário Luiz
17/4/2015

O Corinthians obteve nesta quarta-feira a classificação para as oitavas de final da Libertadores. O Timão empatou com o San Lorenzo/ARG por 0 a 0 na Arena de Itaquera, chegou aos 13 pontos e garantiu a liderança do Grupo 2 e a vaga na próxima fase. O São Paulo, com nove pontos, e o San Lorenzo, com sete, disputam a segunda vaga. O Danubio/URU, com zero ponto, está fora.

O Timão jogou com a equipe titular, com Vagner no lugar de Guerrero. Porém, Vagner não fez bom jogo, errando muitos passes e jogadas. Renato Augusto, por outro lado, foi muito bem. Disposto, ajudou na criação e arriscou chutes para o gol.

O Corinthians ficou mais tempo com a bola em sua posse, 60%, e finalizou mais, de acordo com o Footstats. Foram 15 chances do Timão, seis certas. O San Lorenzo somou duas finalizações, nenhuma certa. Mesmo com esses números, o Corinthians não chegou a pressionar, pois o empate o classificava. E domingo tem semifinal do Paulistão contra o Palmeiras, né?

A primeira chance do jogo foi do San Lorenzo. Após boa tabela, Blanco finalizou e Cássio fez a defesa, mandando para escanteio. Depois, Renato Augusto aproveitou rebote e chutou de fora da área. Torrico espalmou. Após jogada de Vagner, Renato arriscou mais uma vez. De novo o goleiro defendeu.

No segundo tempo, Jadson teve boa chance em cobrança de falta. Ele bateu bem, mas mandou à direita do gol.

O jogo teve o maior público da Arena de Itaquera em jogos do Corinthians. O estádio finalmente teve mais de 40 mil pagantes. Nesta quarta, foram 40.744 torcedores pagantes e 41.107 presentes. O Corinthians teve uma renda de R$ 3,3 milhões.

A última rodada do Grupo 2 da Libertadores será disputada quarta-feira, às 22h: São Paulo x Corinthians e San Lorenzo x Danubio.

Neste domingo, às 16h, o Corinthians enfrenta o Palmeiras na Arena de Itaquera no jogo único da semifinal do Paulistão. Santos x São Paulo, na Vila Belmiro, é a outra semifinal.

Corinthians 0 x 0 San Lorenzo

Escalação: Cássio, Fagner, Felipe, Gil, Uendel; Ralf; Elias, Jadson, Renato Augusto, Emerson (Mendoza); e Vagner (Danilo). Técnico: Tite.

domingo, 12 de abril de 2015

Estatísticas dos jogos que assisti – Março

Nestário Luiz
12/4/2015

Oi, amigo internauta. Vamos às estatísticas dos jogos que assisti em março. Para você entender, veja aqui que estou catalogando todos os jogos que assisto neste ano. E, a cada mês, pretendo atualizar os números com dados como quais narradores, quais equipes de transmissão, quais emissoras, quais competições e quais times mais acompanhei.

Mês passado, foram 40 jogos e 95 gols. Foi o primeiro mês com menos de 100 gols assistidos ao vivo. No total, já são 125 jogos e 343 gols, com média de 2,74 gols por partida.

Em março, a dupla de transmissão que mais trabalhou nos jogos que assisti foi Cléber Machado e Caio: cinco jogos. Depois, o mesmo Cléber com Casagrande: quatro partidas. Na sequência, Paulo Andrade e Sorín, que estiveram juntos em três jogos que assisti.

No total, a liderança ainda é da dupla Linhares Jr. e Wagner Vilaron, com 12 jogos. Em março não assisti a nenhuma partida com eles. Cléber e Caio e Cléber e Casa, com os jogos de março, subiram. Cada dupla soma oito partidas. No total, são 67 duplas de transmissão diferentes, haha!

Em março, o narrador que mais trabalhou nos jogos que assisti foi Cléber Machado, que narrou sete partidas. Odinei Ribeiro e Milton Leite, quatro cada. No total, a liderança é de Linhares Jr. e Paulo Andrade, com 17 jogos cada. Cléber Machado narrou 12. São 28 narradores no total.

No mês passado, a liderança entre as emissoras foi da Globo: dez jogos. No total, o SporTV aparece em primeiro, com 41 partidas. A ESPN tem 28 e o Premiere, 21.

Em março assisti a 18 jogos do Campeonato Paulista e a dez da Libertadores. No geral, o Paulistão lidera com 36 jogos. A Copa São Paulo de Futebol Júnior, que foi disputada em janeiro, está em segundo, com 19 partidas. A Libertadores, com 18, está chegando.

Mês passado, assisti a dez jogos do Corinthians e a cinco do São Paulo. No ano todo, foram 20 partidas do Corinthians. Do São Paulo, 12. Do Palmeiras, dez. No total, já são 115 times diferentes.

Acompanhe abaixo o relatório após os jogos de janeiro a março e fique ligado nas próximas estatísticas.

Jogos e gols


Jan
Fev
Mar
Total
Jogos
46
39
40
125
Gols
139
109
95
343

Competições

Competição
Jan
Fev
Mar
Total
Paulista
2
16
18
36
Copa SP
19
-
-
19
Libertadores
-
8
10
18
Inglês
7
7
3
17
Espanhol
4
1
1
6
Liga dos Campeões
-
3
3
6
Sul-Americano sub-20
5
-
-
5
Amistosos
3
-
1
4
Alemão
1
1
1
3
Copa da Inglaterra
-
2
-
2
Eliminatórias Eurocopa
-
-
2
2
Florida Cup
2
-
-
2
Super Series
2
-
-
2
Paulista A-2
-
1
-
1
Copa do Rei
1
-
-
1
Copa da Liga Inglesa
-
-
1
1

Emissoras

Emissora
Jan
Fev
Mar
Total
SporTV
26
7
8
41
ESPN
12
11
5
28
Premiere
2
10
9
21
Globo
3
6
10
19
Fox Sports
3
5
8
16

Narradores

Narrador
Jan
Fev
Mar
Total
Linhares Jr.
12
4
1
17
Paulo Andrade
8
6
3
17
Cléber Machado
1
4
7
12
Odinei Ribeiro
3
3
4
10
Jota Jr.
4
4
1
9
Gustavo Villani
2
3
2
7
Jader Rocha
4
-
2
6
Milton Leite
-
1
4
5
Galvão Bueno
-
2
2
4
Marco de Vargas
-
2
2
4
Paulo Soares
-
2
1
3
Everaldo Marques
1
2
-
3
Luís Roberto
2
-
1
3
Luiz Carlos Jr.
-
1
2
3
Osvaldo Luís
1
1
1
3
Bachin Jr.
1
-
1
2
Cledi Oliveira
1
-
1
2
Henrique Guidi
1
-
1
2
Eduardo Moreno
1
1
-
2
Rogério Vaughan
1
1
-
2
João Guilherme
-
-
2
2
Eusébio Resende
1
-
-
1
Hamilton Rodrigues
1
-
-
1
Jorge Vinícius
-
1
-
1
Luiz Carlos Largo
1
-
-
1
Reinaldo Porto
-
1
-
1
Eder Reis
-
-
1
1
Rodrigo Cascino
-
-
1
1

Equipes de transmissão*

Equipes
Jan
Fev
Mar
Total
Linhares Jr. e Wagner Vilaron
8
4
-
12
Cléber Machado e Caio
-
3
5
8
Cléber Machado e Casagrande
1
3
4
8
Paulo Andrade e Mauro Cezar
1
3
2
6
Jota Jr. e Belletti
3
1
1
5
Paulo Andrade e Sorín
-
2
3
5
Jader Rocha e Roger
4
-
-
4
Paulo Andrade e Paulo Calçade
2
1
1
4
Paulo Soares e Paulo Calçade
-
2
1
3
Galvão Bueno e Casagrande
-
2
1
3
Linhares Jr. e Luiz Ademar
2
-
1
3
Milton Leite e Maurício Noriega
-
1
2
3
Odinei Ribeiro e Luiz Ademar
3
-
-
3
Odinei Ribeiro e William
-
1
2
3
Osvaldo Luís e Renato Leal
1
1
1
3
Paulo Andrade e Rafael Oliveira
1
2
-
3
Gustavo Villani e PVC
2
-
1
3
Paulo Soares e Sorín
-
2
-
2
Everaldo Marques e Rafael Oliveira
1
1
-
2
Jota Jr. e Wagner Vilaron
1
1
-
2
Jota Jr. e William
-
2
-
2
Linhares Jr. e Ivan Andrade
2
-
-
2
Luís Roberto e Júnior
1
-
1
2
Luiz Carlos Jr. e Lédio Carmona
-
1
1
2
Marco de Vargas e Mário Sérgio
-
1
1
2
Marco de Vargas e Rodrigo Bueno
-
1
1
2
Eduardo Moreno e Edinho
1
1
-
2
Paulo Andrade e Antero Greco
2
-
-
2
Paulo Andrade e Gustavo Hofman
1
1
-
2
Rogério Vaughan e Gerd Wenzel
1
1
-
2
Gustavo Villani e Rodrigo Bueno
-
2
-
2
Odinei Ribeiro e Wagner Vilaron
-
-
2
2

(* Aparecem na lista as 32 duplas com pelo menos dois jogos. Outras 35 duplas têm uma partida cada, totalizando 67 duplas)

Times*

Time
Jan
Fev
Mar
Total
Corinthians  
3
7
10
20
São Paulo 
2
5
5
12
Palmeiras 
3
4
3
10
Corinthians sub-20
8
-
-
8
Manchester City
2
3
3
8
Chelsea
2
2
2
6
Barcelona
2
2
1
5
Brasil sub-20
5
-
-
5
Manchester United
2
3
-
5
Ponte Preta
-
2
3
5
Real Madrid
2
1
2
5
Marília
-
4
-
4
Palmeiras sub-20
4
-
-
4
Penapolense 
-
2
2
4
Red Bull
1
1
2
4
Santos 
-
1
3
4
São Paulo sub-20
4
-
-
4
Arsenal
1
1
1
3
Audax
1
1
1
3
Capivariano
-
2
1
3
Danubio
-
2
1
3
Internacional
-
2
1
3
Liverpool
1
2
-
3
San Lorenzo
-
1
2
3
Tottenham
2
-
1
3

(* Aparecem na lista os 25 times com pelo menos três jogos. Outras 90 equipes têm uma ou duas partidas cada, totalizando 115 times)

Placares

Placar
Jan
Fev
Mar
Total
1 x 0
7
3
12
22
2 x 0
6
8
8
22
2 x 1
6
7
2
15
3 x 0
4
4
4
12
3 x 1
6
4
2
12
1 x 1
1
4
4
9
0 x 0
3
2
2
7
4 x 0
3
3
0
6
4 x 1
4
2
0
6
5 x 0
2
1
1
4
2 x 2
0
0
2
2
3 x 2
1
0
1
2
4 x 2
1
1
0
2
5 x 3
1
0
1
2
4 x 3
0
0
1
1
5 x 1
1
0
0
1